18 de Outubro de 2017
16º
max. 20º
min. 14º
Urbanismo
iniciativas em destaque
Reabilitação

O investimento na reabilitação de imóveis nas zonas históricas do concelho é uma das linhas estratégicas definidas pela Autarquia. que, nos últimos anos, concretizou um conjunto de operações que permitiram criar equipamentos âncoras de regeneração do território.

A Casa da Cultura, um dos novos equipamentos criados num imóvel reabilitado, funciona como um polo de concentração de variadas formas de arte, graças à reabilitação de um edifício na Rua Detrás da Guarda que acolheu, outrora, o Circulo Cultural de Setúbal.

Igualmente no centro histórico surge a Casa do Corpo Santo, edifício setecentista, totalmente reabilitado pela Autarquia, no qual está instalado o Museu do Barroco, bem como uma galeria com uma exposição permanente dedicada a instrumentos de ciência náutica.

No Convento de Jesus decorrem obras para travar a degradação da joia manuelina de Setúbal e que permitem a reabertura parcial do equipamento ao público, até que avance um modelo de financiamento que possibilite o restauro integral do imóvel.

No Troino, depois de complexas operações de reabilitação urbana executadas no espaço público, é a vez de a Casa da Quatro Cabeças vir a ser intervencionada, estando a Autarquia a preparar o projeto de recuperação daquele património de Interesse Municipal.

Na Avenida Luísa Todi são três os exemplos de revitalização de imóveis. O Fórum Municipal Luísa Todi, agora modernizado, é palco de grandes espetáculos culturais, enquanto o edifício do antigo Banco de Portugal foi reconvertido numa galeria municipal. Já o Mercado do Livramento mantém a tradição do comércio local, com renovadas condições de utilização.

Na frente ribeirinha, além dos renovados Parque Urbano de Albarquel e Praia da Saúde, há já um projeto para construir o Terminal 7, que funcionará como polo de concentração de atividades náuticas. Mais a norte, o futuro Parque Urbano da Várzea caminha a passos largos para ser uma realidade.

Para a Rua José Augusto Coelho, a via principal de Vila Nogueira de Azeitão, a Câmara Municipal tem já preparado um projeto que visa dotar aquela área do centro histórico de novas condições de usufruto para a população, com primazia à circulação pedonal.

ferramentas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign