22 de Agosto de 2017
24º
max. 30º
min. 18º
Câmara Municipal
iniciativas em destaque
início > Órgãos Municipais > Câmara Municipal > Mensagem da Presidente > Setúbal lidera Mais Belas Baías do Mundo
Setúbal lidera Mais Belas Baías do Mundo

Caros Munícipes, Caras Munícipes,

Enorme alegria e indisfarçável entusiasmo foi o que senti, no dia 3 de fevereiro passado, quando assumi, em nome da Baía de Setúbal, a presidência do Clube das Mais Belas Baías do Mundo.

A responsabilidade deste mandato é enorme, já que sucede a exemplar presidência de Galip Gur, de Bodrum Bay, na Turquia.

A grande responsabilidade que agora generosamente confiam a Setúbal será assumida com empenho e determinação, mas principalmente com sentido de missão. Para nós, o Clube das Mais Belas Baías do Mundo celebra sobretudo a união entre os povos da Terra, articulando de forma muito funcional e harmoniosa as suas diferenças e idiossincrasias.

Mais do que a exuberância das paisagens, o que é fascinante, neste clube, é a sua diversidade humana. Mais interessantes do que as praias e as marinas são os costumes e as tradições. Mais valiosos do que os resorts, os hotéis e os clubes de golfe são os patrimónios ambientais, paisagísticos, culturais, históricos, linguísticos, étnicos e sociais.

E porque é o mar que nos une, porque são os oceanos que afinal ligam entre si as diferentes culturas e sensibilidades, a minha presidência do clube irá dedicar especial atenção à proteção ambiental, apoiando e fomentando projetos que defendam o património marítimo das baías e a universalidade das massas oceânicas.

O paradigma deste ciclo de três anos de trabalho árduo iniciado em fevereiro é o da convergência, mas da convergência que respeita a diversidade. E que abraça o património ecológico deste belíssimo planeta azul.

Estamos empenhados em contribuir decisivamente para a afirmação do clube e tudo faremos para concretizar um conjunto de propostas concretas neste nosso mandato.

Vamos promover a identificação com sinalética uniformizada a nível mundial para todas as baías do clube e a celebração do Dia Mundial das Baías a uma escala mundial e queremos criar um jardim das baías.

Outras das ações previstas no nosso plano de trabalho são a criação de uma rota de veleiros entre as baías, a divulgação mundial das baías, apostando numa forte visibilidade mediática para o que têm para oferecer, e ainda a criação de bolsas de mérito para propostas inovadoras e ambientais de proteção às baías.

Tenho a forte convicção de que esta nossa presidência do Clube das Mais Belas do Mundo será mais uma forma de afirmar o nome de Setúbal além-fronteiras e de atrair mais visitantes à nossa cidade.

Promovemos assim a internacionalização da nossa terra, que também assim se afirma como cidade plenamente europeia e como uma das mais importantes cidades de Portugal.

 

Maria das Dores Meira

Presidente da Câmara Municipal de Setúbal

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign