28 de Abril de 2017
13º
max. 14º
min. 11º
Segurança
iniciativas em destaque
início > Atividade Municipal > Segurança > Sistema de Alerta de Tsunamis
Sistema de Alerta de Tsunamis

Setúbal tem em funcionamento um dispositivo de alerta de tsunami, único no mundo, capaz de detetar antecipadamente a ocorrência deste fenómeno e alertar as populações em caso de emergência.

O protótipo, em testes durante o ano de 2011, foi desenvolvido pelo Centro Comum de Investigação da Comunidade Europeia, em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, a Proteção Civil, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a empresa Hidromod, responsável pela instalação do equipamento.

O dispositivo de alerta de tsunami é ativado por um programa de computador que calcula rapidamente a altura de onda estimada e o tempo de viagem até à costa, baseando-se na análise de parâmetros sísmicos, tais como o epicentro e a magnitude.

O sistema é composto por um painel equipado com recetores de dados, um monitor com informações dinâmicas que podem ser alteradas remotamente, uma sirene e um altifalante.

O programa informático está ligado ao Instituto de Meteorologia e também a sistemas locais de Setúbal para mediação do nível da água do mar.

O dispositivo de alerta integra o Modelo global de Propagação de Ondas Tsunami, desenvolvido pelo Centro Comum de Investigação da Comunidade Europeia no contexto do Sistema de Coordenação e Alerta Global de Desastres.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign