24 de Junho de 2017
21º
max. 26º
min. 16º
Câmara Municipal
iniciativas em destaque
Temos muito para dar

Caros Munícipes, Caras Munícipes,

A afirmação de Setúbal como a grande capital que é continua a ser feita com enorme intensidade pelos vários protagonistas da vida local.

No que diz respeito à Câmara Municipal, temo-lo feito de variadíssimas formas, entre as quais a requalificação urbana da cidade e do concelho, tornando-os mais atrativos para os que nos visitam e criando mais qualidade para os que cá vivem.

Estamos convencidos de que, por esta via, criaremos mais e melhores condições para o desenvolvimento sustentado, para a criação de mais riqueza, para o aumento do número de turistas que nos visitam. O aumento gradual e sustentado da procura de Setúbal como destino turístico confirma, aliás, esta nossa visão.

De acordo com dados do INE, registou-se, este ano, um crescimento de 16 por cento de dormidas no concelho apenas no período entre janeiro e agosto, crescimento que parece ser a continuação da tendência verificada desde 2013, em que a subida deste indicador em relação ao ano anterior foi de cerca de 11 por cento.

Tais números são ainda mais relevantes quando comparados com os 4,8 por cento de aumento do número de dormidas a nível nacional e de 6,4 por cento na Área Metropolitana de Lisboa.

Vamos continuar a trabalhar para reforçar o posicionamento e a notoriedade de Setúbal como destino turístico, aumentando a perceção de valor de destino por parte de visitantes nacionais e estrangeiros.

Quem nos visita sabe bem, aliás, que temos muito para dar, em especial e de forma integrada produtos associados aos segmentos Sol e Mar, tradicional e ativo, Touring, nas áreas rural, descoberta e citadino, e Gastronomia e Vinhos.

O que estamos a fazer é “apenas” aproveitar todo este enorme potencial.

Os números indicam que estamos no bom caminho.

 

O Centro Comercial Alegro Setúbal, inaugurado em novembro, corresponde a uma forma de comércio que transformou, definitiva e obrigatoriamente, o tecido comercial do nosso país.

Na Câmara Municipal de Setúbal acreditamos, porque conhecemos intenções de investimento que apontam nesse sentido, que será também um potenciador para que todo o comércio local se renove, se modernize, ainda que os tempos sejam complexos e até mesmo de asfixia dos pequenos e médios negócios, com uma carga fiscal brutal e injusta de que é o mais acabado exemplo a taxa de IVA que a restauração é obrigada a praticar.

A autarquia continuará, contudo, empenhada na transformação urbana das principais zonas centrais e de comércio da cidade, requalificando-as para que atraiam mais gente, mais consumidores.

Fizemo-lo com a criação de novos polos de atração, como é o caso do Fórum Municipal Luísa Todi e da Casa da Cultura, da Casa da Baía, da Galeria de Arte do Banco de Portugal ou com a instalação no Quartel do Onze de uma escola de hotelaria que traz, diariamente, à zona mais e novos utentes.

O apoio municipal às mais recentes iniciativas de animação da Baixa comercial é outro dos exemplos que evidenciam o nosso profundo interesse em criar condições para que estas zonas continuem a ser espaços comerciais de oferta qualificada e diversificada, capazes de atrair cada vez mais consumidores.

Claro que ainda temos muito para fazer.

Mas não podemos nem queremos fazê-lo sozinhos.

Precisamos do empenho franco e aberto de todos, em particular dos mais interessados nestas questões, para que possamos ultrapassar tempos difíceis; para que possamos, também, mudar o paradigma da prestação de serviços comerciais que hoje temos em muitas zonas da cidade.

Sabemos que esta caminhada será longa, recheada de dificuldades, mas também sabemos que, juntos, temos capacidade e força para chegar a bom porto.

 

A todos(as) um Feliz Natal e um Bom Ano Novo.

 

Maria das Dores Meira

Presidente da Câmara Municipal de Setúbal

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign