16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
Urbanismo
iniciativas em destaque
Terminal 7

O Terminal 7, que se pretende afirmar como o elemento primordial de união entre a Arrábida, o Sado e a cidade, constitui a última fase de uma intervenção de reabilitação global que a Câmara Municipal de Setúbal está a realizar na zona poente da frente ribeirinha.

A proposta de ocupação do futuro equipamento inclui a criação de uma ampla zona de estadia e recreio, projetada para iniciativas diversas, numa ponte entre a Praia da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel, sem quebrar a ligação entre os utilizadores e o corredor ribeirinho.

A plataforma marítima construída na década de 30 foi o ponto de partida para a elaboração da proposta do Terminal 7, edifício que constitui um ponto de confluência entre a serra, a poente, a cidade, a norte, o rio, a sul, e infraestruturas marítimas e ferroviárias, a nascente.

Duas lajes edificadas em betão armado estão na base da construção proposta para o edifício, com linhas simples e cosmopolitas, que pretende aproveitar o máximo de visualização do cenário paisagístico envolvente através de grandes janelas de vidro.

Um centro de apoio para atividades náuticas que engloba ações de formação, uma componente de mergulho que aproveita as potencialidades subaquáticas da orla marítima setubalense, um espaço para exposições polivalente e um centro interpretativo e didático integram, igualmente, o futuro equipamento.

Zonas de restauração, com um restaurante no primeiro andar e um café no piso térreo, um espaço comercial, balneários e áreas técnicas e administrativas fazem também parte do Terminal 7, projeto que contempla a reabilitação do pontão ali existente, no qual será criada uma área de passeio e de estadia.

Além do edifício, a construir na área das antigas instalações da Sadonaval, nas imediações do Parque Urbano de Albarquel, o projeto inclui operações urbanísticas que visam dotar aquela zona privilegiada da cidade de melhores condições de usufruto para a população.

O projeto de conceção do Terminal 7, da autoria da Sami arquitectos, foi apresentado publicamente a 24 de julho de 2013.

Principais aspetos do projeto

  • Centro de apoio náutico
     
  • Espaço para exposições
     
  • Centro interpretativo e didático
     
  • Zonas de restauração
     
  • Espaço comercial
     
  • Áreas técnicas e administrativas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign