24 de Junho de 2017
21º
max. 26º
min. 16º
História
iniciativas em destaque
início > Concelho > História > Paços do Concelho > Tríptico dos Setubalenses Ilustres
Tríptico dos Setubalenses Ilustres

Sete séculos de história local estão representados nos “ilustres setubalenses” que figuram no célebre “Tríptico” de Luciano dos Santos.

Três painéis – o dos religiosos, o central e o dos artistas – compõem este “tesouro” requisitado ao pintor setubalense pela Câmara Municipal e que se pode admirar, desde 1957, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Algumas ligadas ao meio artístico através da música ou da poesia, cinco figuras – padre Joaquim Silvestre Serrão, D. Pedro Fernandes Sardinha, D. Gonçalo Pinheiro, frei João Pinheiro e frei Agostinho da Cruz, que apesar de não ser natural de Setúbal, aqui faleceu – compõem o painel da esquerda, o dos eclesiásticos.

A única mulher representada no “Tríptico dos Setubalenses Ilustres”, personalidade principal do painel central, é, como não poderia deixar de ser, a cantora lírica Luísa Todi.

Bocage, Vasco Mouzinho de Quevedo, autor do épico “Afonso Africano”, António Maria Eusébio, apelidado de Calafate, o “cantador de Setúbal” e os cronistas Manuel Maria Portela e Fran Paxeco são alguns dos setubalenses destacados no mesmo painel.

Cavaleiros da Ordem de Santiago, numa alegoria à concessão do foral, em 1249, navegadores que viajaram, por exemplo, na rota da Índia, uma caravela e bandeiras, quer daquela instituição, quer de Setúbal, são personagens e elementos de fundo no painel central.

No da direita, seis artistas, pintores e músicos, completam esta obra. Referimo-nos aos músicos Frederico do Nascimento, Gomes Cardim e Plácido Stichini e aos pintores Morgado de Setúbal, João Vaz e Pereira Cão.

No Jogo do Tríptico coloque à prova os seus conhecimentos sobre algumas das personalidades mais marcantes da história de Setúbal.

ferramentas
outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign