22 de Agosto de 2017
23º
max. 30º
min. 18º
Câmara Municipal
iniciativas em destaque
Uma condecoração para Setúbal

Caros Munícipes, Caras Munícipes,

Fui há dias distinguida, pelo senhor Presidente da República, com uma condecoração nas comemorações do dia 10 de Junho e que muito me honrou.

Trata-se de uma distinção pessoal, entregue à cidadã e presidente da Câmara Municipal Maria das Dores Meira, mas, acima de tudo, é uma condecoração atribuída pelo trabalho que temos feito na cidade, com a cidade e pela cidade.

Uma condecoração atribuída pela enorme transformação que temos feito, com setubalenses e azeitonenses, por todo o concelho.

Por isso, esta é também uma medalha entregue a todos os que, na equipa a que presido, se entusiasmam com esta terra.

Mais do que isso: é uma medalha entregue a todos os setubalenses e azeitonenses que amam a sua terra, que trabalham afincadamente por uma cidade melhor, mais justa, onde é bom viver e trabalhar.

Uma medalha que, também por esta razão, teria sempre de aceitar.

Porque o que está em causa é Setúbal.

O que está em causa é o reconhecimento que o órgão de soberania que é a Presidência da República, órgão autónomo de quem o ocupa a cada momento, faz do nosso trabalho em Setúbal.

Vivemos numa conjuntura complexa, em que se reclamam atos simbólicos que possam ser entendidos como posições de protesto contra as injustiças que todos os portugueses estão a ser alvo, em especial contra a especial fixação que este governo tem com os funcionários públicos e os pensionistas e reformados, duramente afetados por cortes de salários, reduções de pensões, anulação de direitos sociais arduamente conquistados.

Entendo que afirmar o enorme trabalho do executivo municipal a que presido é também um poderoso ato simbólico de afirmação da visão política que temos da cidade.

Uma visão que se consubstancia em atos, em obras, em transformações profundas por todo o concelho, mas também em posições políticas de clara rejeição do caminho por onde o País está a ser conduzido.

Uma visão que se consubstancia, por exemplo, na defesa dos setubalenses que são afetados pelo encerramento do Centro de Saúde de Santa Maria ou pela intenção de reduzir valências do Hospital de Setúbal.

Mais do que atos simbólicos, fazemos política todos os dias.

Rejeitamos em permanência a injustiça.

Talvez também por isso me tenham condecorado.

Pela minha perseverança na defesa dos setubalenses e azeitonenses, na defesa dos direitos sociais de todos os que habitam este espaço concelhio, pela transformação que estamos a operar em Setúbal, uma cidade da qual existe hoje uma perceção externa completamente diferente.

Uma cidade que continuaremos a afirmar como a Capital da Margem Norte do Sado, como uma das mais importantes cidades portuguesas.

A condecoração do dia 10 de Junho foi entregue à cidadã e presidente da Câmara Municipal Maria das Dores Meira, mas, mais do que isso, foi entregue a todos os setubalenses e azeitonenses que, nos últimos anos, connosco, se têm empenhado profundamente na transformação desta nossa terra.

Por isso, reafirmo: esta é uma Condecoração para Setúbal!

Muito obrigada a todos os que me permitiram, em seu nome, receber esta condecoração.

 

Maria das Dores Meira

Presidente da Câmara Municipal de Setúbal

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign