18 de Outubro de 2017
15º
max. 18º
min. 14º
Páginas
iniciativas em destaque
IMob 2017 – inquérito à mobilidade

O INE – Instituto Nacional de Estatística promove, a partir de 16 de outubro, o Inquérito à Mobilidade – IMob 2017, com o objetivo de conhecer os padrões de mobilidade diária da população residente nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

Como nos deslocamos? Quanto tempo demoramos? Que distâncias percorremos? Que custos temos? Estas são algumas das perguntas a que o IMob 2017 pretende dar resposta para não só conhecer os padrões de mobilidade diária da população, mas também a opinião dos utilizadores de transporte individual ou coletivo e as motivações que conduzem às opções de transporte.

A recolha de informação será feita de 16 de outubro a 17 de dezembro numa amostra representativa de alojamentos, cerca de 200 mil, localizados nos 35 municípios que integram as duas áreas metropolitanas.

Todos os alojamentos selecionados para responderem ao inquérito são previamente contactados pelo INE.

As respostas dos selecionados, obrigatórias de acordo com a legislação em vigor, podem ser dadas através da internet, a partir de 16 de outubro, no portal do INE, em imob.ine.pt, ou presencialmente, com entrevista ao domicílio, de 30 de outubro a 17 de dezembro.



Os alojamentos selecionados para o IMob 2017 recebem uma carta do INE com o código e a password necessários para responder pela internet. Além de ser segura, esta é a forma mais cómoda e rápida de resposta para todos os cidadãos, que, assim, evitam insistências do INE ou a abordagem em casa por um entrevistador.

O inquérito pretende recolher informação sobre todos os residentes do alojamento selecionado para o IMob, mas deve ser preenchido por uma só pessoa, o respondente.

Os dados individuais recolhidos destinam-se apenas a fins estatísticos e são confidenciais, pelo que não serão divulgados. As estatísticas a disponibilizar pelo inquérito à mobilidade, previsivelmente no segundo trimestre de 2018, são importantes para a definição fundamentada de políticas e planeamento de infraestruturas e de serviços essenciais à população.

Para esclarecimentos gerais sobre o inquérito, deve ser consultada a página de internet do INE. Para auxílio às respostas, estão disponíveis ajudas ao longo do questionário, assim como um formulário existente no separador “Pedido de Ajuda”. Poderá ainda contactar a Linha de Apoio 800 207 698.

                      Video promocional
                                        Vídeo promocional

 

 

ferramentas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign