O Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XX Festa do Teatro, apresentado a 10 de agosto, na Casa da Baía, proporciona, entre os dias 23 de agosto e 2 de setembro, perto de quatro dezenas de atividades.


“De 1995 a 2018 vimos crescer uma Festa do Teatro em Setúbal, em pleno verão, para mais do triplo das atividades. Reconhecemos em cada vez mais caras ao nosso lado um sorriso que se rasga quando se fala do festival”, sublinha o diretor do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias.

O responsável destaca a “presença forte de temas ligados à mulher e ao feminino” em diversas peças na programação deste ano do evento organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova e pela Câmara Municipal de Setúbal.

Há ainda uma novidade, um passe para todos os espetáculos, com o valor de 30 euros, à venda até 16 de agosto na Casa da Cultura, medida que pretende contribuir para “criar novos públicos e fidelizar os já existentes”.

Já a vereadora Carla Guerreiro, da Câmara Municipal de Setúbal, lembra que a Festa do Teatro “tem vindo a afirmar-se cada vez mais a nível nacional”, facto que “a cidade só tem a agradecer” pelo dinamismo que proporciona.

“Durante os dias em que se realiza o festival, recebemos muitas pessoas de fora e os munícipes têm uma oportunidade muito interessante de desfrutar de um evento com características diferentes.”

No certame, que decorre em vários equipamentos e espaços públicos da cidade, apresentam-se 15 espetáculos na Secção Oficial, 16 na Secção Mais Festa, sendo que oito são a concurso e oito extraconcurso, dois concertos, uma mostra de curtas-metragens, conversas de teatro, duas exposições e um workshop.

Além de companhias nacionais, marcam presença oito estrangeiras, entre as quais quatro de Espanha, três do Brasil e uma de Itália.

Quanto aos grupos espanhóis, a La Compañía Albadulake apresenta, a 23, o espetáculo “Las Expertas”, enquanto a Vaivén Circo recria o ambiente de um dia de trabalho numa fábrica no início do século XX com a produção “Do Not Disturb”, agendada para dia 26. Ambos têm início às 22h00, no Fórum Luísa Todi.

Já os Abrego Teatro trazem à XX Festa do Teatro, no dia 29, a peça “Bodas de Sangue” e os Tras el Trapo levam à cena, a 2 de setembro, “La Mar de Lejos”. Ambos os espetáculos têm início às 19h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Do Brasil vêm a Cia. Girolê, que apresenta, nos dias 26 e 27, às 19h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, a produção “Sobre Lendas e Mulheres”, e a Palavra Z – Produções Culturais, que leva à cena, a 27, às 22h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, “Contos partidos de amor”.

Já os brasileiros Ocupa Teatro apresentam o espetáculo de rua “A chegada de Lampião ao inferno”, no Largo do Sapalinho, no dia 31, às 23h30.

Um espetáculo de rua é também a proposta da companhia italiana Clown Idá, que, nos dias 25 e 26, 11h00, leva “La Fabrica delle Bolle” ao Parque do Bonfim, à Praça de Bocage, a 25, às 18h00, e ao Parque Urbano de Albarquel, a 26, às 18h00.

A XX Festa do Teatro tem cinco estreias previstas, a começar pelo anfitrião Teatro Estúdio Fontenova, que, no espetáculo de abertura do evento, dia 23, às 19h00, no Forte de São Filipe, estreia a produção “Ah! Minha Dinamene!”.

No âmbito da abertura da XX Festa do Teatro, a partir das 18h00, a Câmara Municipal de Setúbal disponibiliza um autocarro para fazer o transporte para o Forte de S. Filipe, com partida às 17h30 da Casa da Baía e regresso às 19h15.

A companhia setubalense apresenta também pela primeira vez, a 31, às 22h00, na Praça de Bocage, “Lugar de Túbal”, uma performance/instalação em construção progressiva que culmina na edição de 2019.

Os Cães do Mar, de Angra do Heroísmo, vencedores da Secção Off Mais Festa da edição de 2017, estreiam a 1 de setembro, às 22h00, no Largo do Sapalinho, “Rimance de Mateus e a Baleia”, uma ópera folk interpretada por um ator e um cantor, acompanhados pela Banda Filarmónica da Capricho Setubalense.

Já os White Noise Teatro escolheram Setúbal para apresentar pela primeira vez, no dia 24, às 23h30, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, “Hoje durmo em Berlim”, enquanto os 33 Ânimos estreiam a peça “Corpo Futuro”, a 25, às 22h00, no ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Além da Secção Oficial, a XX Festa do Teatro mantém a Secção Off Mais Festa, a qual abre as portas a jovens criadores e a novos projetos teatrais, que usufruem da logística e promoção do certame.

A par do teatro, com espetáculos de sala e de rua e encontros, o festival proporciona outras iniciativas culturais, como a exibição de curtas-metragens, conversas sobre teatro e apontamentos musicais.

A Festa do Teatro serve de interlocutor entre os artistas e a comunidade, potenciando hábitos de fruição cultural e apostando na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica.

A entrada para os espetáculos da Secção Oficial tem um custo de oito euros. Os estudantes, menores de 25 e maiores de 65 anos pagam seis.

Na Secção Off “Mais Festa”, os bilhetes não têm preço definido, embora se peça aos espetadores convidados que façam uma contribuição solidária para os artistas intervenientes.

Os restantes eventos são de entrada gratuita.

Mais informações podem ser consultadas no website do Teatro Estúdio Fontenova, acessível em www.teatroestudiofontenova.com e no blogue teatrofontenova.blogspot.com.

As reservas para as apresentações no Fórum Municipal Luísa Todi são efetuadas na bilheteira do fórum e para os restantes espetáculos através dos contactos telefónicos 265 233 299 e 927 718 386.

 

 

Documentos Relacionados