A qualificação das artes gráficas de rua e a preservação e valorização estética do meio urbano e do ordenamento do espaço público são objetivos desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, integrada no programa comemorativo local que assinala as quatro décadas da Revolução dos Cravos.

O “Concurso de Ideias Gráficas – 40 anos do 25 de Abril”, cuja participação não tem limite de idade, pretende estimular a participação cívica de artistas com a pintura de uma parede com seis metros de altura e quatro de largura existente naquela área de recreio e de lazer da frente ribeirinha da cidade.

Os interessados em participar no evento – individualmente ou em equipa com o máximo de quatro elementos – devem fazer a inscrição até dia 16, presencialmente no Gabinete da Juventude da Autarquia, a funcionar na Casa da Cultura, onde devem levantar a ficha de inscrição, ou pelo endereço de correio eletrónico gabjuventude@gmail.com.

Além da ficha de inscrição devidamente preenchida, os candidatos devem entregar uma fotocópia do documento de identificação, uma maqueta do trabalho em papel ou em formato digital, assim como uma declaração de cedência de direitos de autor à organização do concurso.

As propostas de trabalhos apresentadas – no máximo cinco por inscrição – devem respeitar, obrigatoriamente, a temática dos 40 anos da Revolução dos Cravos. Os materiais utilizados na execução do graffiti, oferecidos pela organização, não podem ultrapassar os 400 euros.

As candidaturas consideradas válidas e as respetivas propostas de trabalhos são avaliadas por um júri constituído por elementos das áreas de Cultura, Museus e Juventude da Câmara Municipal de Setúbal

A execução da pintura do mural decorre em simultâneo com a edição de maio do STB Urban Market, mercado de artigos alternativos que inclui a participação de vários expositores com vestuário em segunda mão, artigos vintage, artesanato de design urbano e produtos regionais.