Visitas às juntas de freguesia | presidente da Câmara Municipal, André Martins

O reforço de mais de dois milhões de euros das verbas municipais transferidas para as juntas de freguesia de Setúbal em 2023 face ao ano passado foi destacado no dia 19 de manhã pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.


No total, a Câmara Municipal de Setúbal atribui, desde 1 de janeiro de 2023, 8 milhões, 930 mil e 365, 83 euros às cinco juntas de freguesia do concelho para reforço da estratégia de competências, o que corresponde a um aumento de mais de 2 milhões, 338 mil e 517, 35 euros em comparação ao ano passado.

Esta verba destina-se a assegurar que as cinco juntas de freguesia reúnem os meios necessários para assumir, entre outros, a gestão de espaços verdes e a limpeza de vias e espaços públicos.

O autarca falava numa visita à União das Freguesias de Setúbal, no âmbito de um périplo por todas as freguesias do concelho.

O presidente da junta, Rui Canas, assinalou que o aumento das verbas transmitidas materializa o aumento das competências das freguesias, o que faz com que sejam adicionadas novas tarefas.

“A manutenção e conservação das escolas do 1.º ciclo”, de “espaços verdes das escolas Secundária e Preparatória de Bocage” e “também dos espaços verdes de proximidade, exceto os grandes jardins, serão este ano, já da responsabilidade da União das Freguesias”, salientou Rui Canas. “Ficámos também com toda a varredura da área da freguesia.”

Para o presidente do município, a descentralização de competências da autarquia para as juntas de freguesia contribui para “melhores condições e maior facilidade, eficácia e rapidez na resposta a problemas e situações que, se fosse a Câmara Municipal a desenvolver levaria mais tempo porque é uma máquina mais pesada”.

André Martins fez esta declaração na União das Freguesias de Setúbal, no final da primeira de cinco reuniões com os presidentes das juntas de freguesia do concelho, com o objetivo de “avaliar a forma de prosseguir o trabalho de proximidade, no sentido de cada vez mais garantir qualidade de vida às populações”.