Visitas às freguesias | Obras na Escola Conde de Ferreira

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, esteve na manhã de dia 19 na antiga Escola Conde de Ferreira, transformada em polo educativo e cultural, dando início a um conjunto de visitas às freguesias do concelho.


O autarca liderou uma comitiva que visitou o equipamento, inaugurado em maio do ano passado como Centro de Recursos Educativos e Culturais da União das Freguesias de Setúbal, resultado de um projeto qualificador realizado pela junta de freguesia.

Na ação de dia 19, desenvolvida no quadro da prática de permanente e estreito relacionamento com as juntas de freguesias do concelho, André Martins esteve acompanhado da vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, e do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.

“No âmbito da proximidade do Executivo municipal com as freguesias, estamos aqui, hoje, a visitar a Escola Conde de Ferreira, que é um espaço museológico, mas também um espaço de animação promovido pela União das Freguesias de Setúbal”, realçou o autarca, que apurou o que tem sido desenvolvido recentemente no imóvel.

O presidente da União das Freguesias de Setúbal destacou que o espaço localizado na Avenida Luísa Todi foi pensado para o benefício da população. “Decidimos criar um espaço pensado para as pessoas. É um espaço onde se pode desenvolver um conjunto de atividades, para a produção artística, para a educação, mas, sobretudo, para as pessoas.”

O equipamento, que acolhe atividades de duas entidades residentes, a Casa da Poesia de Setúbal e o Ateliê de Ópera de Setúbal, conta com uma programação regular de atividades culturais e educativas, como exposições e visitas de escolas, e constitui-se como um espaço aberto ao movimento associativo, a artistas e criadores.

As obras na antiga Escola Conde de Ferreira, fruto de um investimento da União das Freguesias de Setúbal de cerca de 65 mil euros, englobaram uma requalificação estrutural que incluiu telhado, teto, paredes, chão, portas, janelas e canteiros.

Antecedida de uma reunião com o presidente da União das Freguesias de Setúbal, a visita enquadra-se num conjunto de encontros que o presidente da Câmara Municipal de Setúbal está a realizar com as juntas de freguesia, com o objetivo de observar o processo transformador em curso em todo o território com intervenções concluídas recentemente ou a decorrer.