Projeto Zeca Afonso - Conservatório Regional de Setúbal - Associação José Afonso

O Conservatório Regional de Setúbal apresentou ontem na noite de 26 de janeiro, no Fórum Municipal Luísa Todi, o “Projeto Zeca Afonso”, trabalho discográfico com temas de José Afonso interpretados por coro infantil e orquestra constituída por alunos e professores da instituição.


Sob a direção do maestro Raúl Avelãs, mais de cinco dezenas de músicos e cantores interpretaram um reportório de canções com arranjos e orquestrações do professor Jorge Moniz, numa seleção que dá uma perspetiva da diversidade que caracteriza a obra de José Afonso, ilustrando várias fases do seu percurso.

O concerto, que começou com uma interpretação à capela do tema “Utopia”, incluiu ainda músicas como “Maria Faia”, “Barracas Ocupação”, “A Formiga no Carreiro”, “Menino do Bairro Negro”, “Traz Outro Amigo Também”, “Os Índios da Meia Praia” e “Galinhas do Mato”.

Um dos momentos altos foi a apresentação de “São Macaio” com a colaboração do guitarrista Rui Pato, que gravou o tema com José Afonso em 1969 para o álbum “Contos Velhos, Rumos Novos”.

O concerto, que encheu a plateia do Fórum Luísa Todi, contou com a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, que confessou estar “tremendamente feliz” pelo momento proporcionado pelo Conservatório Regional de Setúbal em parceria com a Associação José Afonso.

“Quando nos aproximamos, a velocidade de cruzeiro, dos 50 anos do 25 de Abril, começamos o ano da melhor maneira, a celebrar Abril e a Liberdade com aquilo que esta música de José Afonso nos trouxe esta noite.”

O autarca agradeceu ao Conservatório Regional de Setúbal e à AJA “a ideia extraordinária” que materializa um projeto nascido em 2017, com um desafio lançado pelo professor Jorge Moniz à direção pedagógica do Conservatório para orquestrar temas emblemáticos do cantautor português.

O espetáculo, realizado nesse ano nas comemorações do Dia Mundial da Criança, 1 de junho, no Fórum Municipal Luísa Todi, chamou a atenção da Associação José Afonso, à qual o Conservatório propôs fazer o registo do trabalho em disco.

“Setúbal hoje está de parabéns e está de parabéns por estas duas extraordinárias instituições”, disse o autarca, que agradeceu a homens como Francisco Fanhais, músico que tocou com José Afonso e presidente da AJA, por “até aos dias de hoje nos trazerem o Zeca”.

Francisco Fanhais relatou um episódio ocorrido em 1986, em Viana do Castelo, após uma homenagem a Zeca Afonso.

“Um rapaz abordou-me e pediu-me para dizer ao Zeca que ele não morre no coração da malta nova. Quando cheguei a Setúbal, transmiti esse recado ao Zeca e abraçámo-nos a chorar. Este trabalho é a realização dessa profecia. O Zeca não está a morrer no coração da malta nova.”