Presidente da Câmara, André Martins, e vereadores Rita Carvalho e Carlos Rabaçal, com a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, na Rua da Tradição, que vai ser alvo de uma obra a realizar em parceria pelas duas autarquias.

Uma obra executada em parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de Azeitão pretende solucionar um problema de inundações recorrentes numa zona de Brejos de Azeitão.


A intervenção incide na Rua da Tradição, que será alvo de uma requalificação, de acordo com o que foi anunciado pela presidente da Junta de Azeitão, Sónia Paulo, durante uma visita do Executivo municipal a intervenções a decorrer na freguesia, na qual participaram o presidente André Martins, a vice-presidente Carla Guerreiro e os vereadores Carlos Rabaçal e Rita Carvalho.

Depois de afirmar que “vai ter início uma empreitada de requalificação” da Rua da Tradição, em Brejos de Azeitão, na qual a Câmara Municipal fornece os materiais e a Junta de Freguesia fica responsável pela execução da obra, Sónia Paulo sublinhou que o objetivo é resolver os “impactes bastante negativos para a população que lá vive” resultantes das frequentes inundações.

A autarca indicou que os problemas resultam da construção desregulada feita na zona há muitos anos, onde algumas habitações foram construídas “em cima de linhas de água”, o que faz com que, quando se regista um elevado nível de precipitação, toda a rua “fique inundada” e a água “entre mesmo nas habitações”.

Sónia Paulo adiantou que alguns moradores se veem, “inclusivamente, obrigados a colocar tijolos para fazer muro” nos portões das suas habitações, de modo a evitar que a água nelas entre.

“Reconhecendo que este era um problema emergente, e tendo em conta que, ao longo dos anos, já vem a ser dada uma resposta, quer por parte da Junta de Freguesia, quer por parte da Câmara Municipal, a outras ruas que apresentavam o mesmo problema, este ano serão estes os habitantes que irão beneficiar desta intervenção”, afirmou.

A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão manifestou “a certeza de que nas chuvas deste inverno” os residentes na Rua da Tradição “já não terão de ter a preocupação com as inundações no local que escolheram para residir”.