Risco de queda de bloco rochoso obriga a encerramento imediato de troço de estrada na serra da arrábida

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, no âmbito da sua ação de vigilância, detetou um bloco de rocha de grandes dimensões, que apresenta indícios de instabilidade e uma extensa fissura de afastamento, localizado na Serra da Arrábida, sobre a Rua Círio da Arrábida, logo após o terceiro túnel, a seguir à Praia da Figueirinha, sentido Creiro.


A situação configura risco potencial elevado para pessoas, bens e infraestrutura rodoviária, devido a apresentar uma fenda de tração no topo do bloco de rocha com uma abertura significativa, que se propaga ao longo de vários metros, e um conjunto de fraturas que circundam esse mesmo bloco.

Em face desta situação, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, promoveu a 7 de fevereiro, uma reunião com os responsáveis da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da empresa Secil, para se preparar um plano de prevenção e a atuação urgente, de modo a ser desenvolvida uma solução para contenção e eliminação do risco.

Devido à urgência da situação, encontra-se já a ser desenvolvido um Estudo Geológico e Geotécnico que servirá de suporte ao Projeto de Execução para a obra, e que permitirá minimizar significativamente o risco associado àquela arriba.

Face ao risco decorrente da circulação de viaturas e pessoas, e no âmbito da ativação do Plano de Emergência de Proteção Civil, em situação de Alerta, a Câmara Municipal de Setúbal determina o encerramento do troço da Rua do Círio da Arrábida, a partir do túnel da praia da Figueirinha, sentido nascente/ponte, e a partir da Praia de Galapos, sentido poente/nascente.

O encerramento deste troço decorre entre 8 e 28 de fevereiro, período considerado suficiente para concluir os referidos Estudos Geológicos e Geotécnicos e tomar medidas de contenção e eliminação do risco, que consistirá no desmonte da rocha e recuperação da arriba, com posterior reposição dos sistemas de proteção e contenção.

Neste troço de ligação entre as praias da Figueirinha e de Galapos, é proibida toda a circulação rodoviária, sejam veículos motorizados ou velocípedes, bem como pedonal, não sendo, assim, possível qualquer presença humana na área para qualquer fim, incluindo atividades como a pesca, o turismo, de lazer e desportivas.

Devido ao encerramento deste troço, o acesso do lado de Setúbal só será possível até à Praia da Figueirinha, devendo, em caso de necessidade de prosseguir, efetuar-se o restante percurso pela estrada superior da Serra da Arrábida, reentrando depois via Portinho da Arrábida, praia do Creiro ou praia de Galapos.

Em sentido contrário, a Rua do Círio da Arrábida está encerrada a partir da praia de Galapos. A alternativa a quem pretenda prosseguir é usar igualmente a estrada superior da serra e reentrar depois na direção do Outão, da Figueirinha ou de Setúbal.

Risco de queda de bloco rochoso obriga a encerramento imediato de troço de estrada na serra da arrábida | mapa