'Pinóquio' regressou ao Luísa Todi para homenagem a artistas

A companhia teatral GATEM – Espelho Mágico repôs na manhã de 8 de feveriro, no Fórum Municipal Luísa Todi, “Pinóquio”, numa homenagem a todos os artistas, especialmente os de circo, que registou lotação esgotada.


Numa adaptação livre da encenadora Céu Campos sobre o texto original “As Aventuras de Pinóquio”, de 1883, do escritor italiano Carlo Collodi, a peça, no estilo musical, regressou ao palco da maior sala de espetáculos de Setúbal esta manhã, depois de uma apresentação inicial em outubro do ano passado.

“Este espetáculo, além de ser uma homenagem a um dos grandes clássicos da literatura para crianças, é, também, uma grande homenagem a todos os artistas de circo, mais precisamente ao palhaço”, realça Céu Campos.

A GATEM – Espelho Mágico recuperou seis palhaços da história, que dedicaram toda a sua vida à arte circense, concretamente Kinito, Aida Munõz, Emílio Mariani, Zeca Elizabete, Palhaço Porto e Palhaço Luciano.

Ao encenar a peça, Céu Campos, igualmente responsável pela cenografia, figurinos e montagem, interessou-se por fazer um tributo aos artistas no geral.

“O espetáculo é também uma homenagem a todos os artistas. No final, o Pinóquio prefere ser um artista e não um menino de verdade”, indica a também diretora da GATEM.

“Pinóquio”, a 40.ª produção da GATEM – Espelho Mágico, tem interpretação de Cláudio Pinela, Jéssica Ricardo, Céu Campos, David Pereira, João Canhoto, Luís Costa, Luís Filipe Estrela, Mafalda Santos, Diogo Carias, Diogo Leiria, Madalena Pereira, Gonçalo Ferreira e Inês Pavão.

A música é de António Carlos Coimbra, a poética de Luís Filipe Estrela, a caracterização de Carolina Macedo, o desenho de luz de José Santos e a técnica de Mariana Macedo Dias, Rui Silva e José Santos.