Risco de queda de bloco rochoso interdita troço de estrada na Serra da Arrábida

O presidente da Câmara Municipal decidiu prorrogar por mais um mês o encerramento da estrada entre as praias da Figueirinha e de Galapos para que sejam concluídos os estudos e preparadas as medidas para definir a complexa intervenção de remoção de um bloco fraturado na Serra da Arrábida.


O troço da Rua Círio da Arrábida localizado entre as duas praias foi vedado a todos os tipos de circulação, sejam veículos motorizados ou velocípedes, bem como trânsito pedonal, durante o mês de fevereiro, na sequência da deteção de um bloco de rocha de grandes dimensões que apresenta indícios de grande instabilidade e uma extensa fissura de afastamento.

Desde então foram realizados os estudos preliminares conducentes à verificação das condições do problema detetado na encosta voltada para a estrada das praias e à definição do plano de intervenção, a qual se reveste de enorme complexidade, dada a dimensão e localização do bloco, em altura, o que impede a utilização de algum tipo de equipamento.

Acresce a necessidade de retirar as barreiras dinâmicas de contenção daquela arriba, levando a que todo este processo, antes da operação de remoção, se afigure como demorado, envolvendo diversas valências.

Em reunião realizada ontem à tarde com representantes de entidades com intervenção na área, como empresa Secil, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Agência Portuguesa do Ambiente, GNR e Capitania, o presidente André Martins, com base na informação obtida dos especialistas, decidiu prorrogar o encerramento até ao final de março.

O autarca assinalou que, embora consciente do incómodo causado pelo fecho da via à população em geral e nas atividades económicas em particular, é fundamental limitar ao máximo os riscos existentes, protegendo pessoas e bens.

Assim, enquanto decorrerem os diversos estudos, é preciso manter este corte de trânsito, sendo que a alternativa é usar a estrada superior da Serra da Arrábida, o que se encontra devidamente sinalizado.

Durante o mês de março, após a conclusão dos estudos, será prestada informação ao público sobre o plano de execução definido e o que ele implica em termos de condicionamento da circulação, com a certeza de que serão adotadas as medidas necessárias para a salvaguarda das vidas humanas, incluindo as dos técnicos que terão de proceder à intervenção.