Obras no Montalvão - Rua dos Arcos passa a ter dois sentidos.

O trânsito rodoviário na Rua dos Arcos, na zona do Montalvão, em Setúbal, passa a ser realizado com dois sentidos de circulação, medida aprovada em 1 de março em reunião pública da Câmara Municipal que permite uma maior fluidez de tráfego.


A operação de larga escala impulsionada pela Câmara Municipal de Setúbal naquela zona da cidade, em que se incluiu a aquisição da Quinta da Pontinha, permitiu executar o alargamento do troço norte da Rua dos Arcos e, assim, implementar um sistema com dois sentidos de circulação.

Esta medida permite otimizar o fluxo de tráfego rodoviário, uma vez que assegura uma ligação direta no sentido sul/norte para quem sai do centro urbano setubalense a partir da Rua dos Arcos para as movimentadas avenidas General Daniel de Sousa e da Europa, e a Estrada de Palmela, através da Rotunda Tratado de Roma.

A solução traduz-se ainda numa mais-valia para os moradores da zona do Montalvão, uma vez que o trânsito que anteriormente era feito pelo interior do bairro, pelas ruas Oliveira Martins, Fernando Santos, Frei António das Chagas, Isaías Newton e General Daniel de Sousa, pode agora ser feito por esta nova ligação.

Esta medida evita circulações de atravessamento no Bairro de Montalvão e constitui uma alternativa de entrada no eixo principal distribuidor da cidade, a Avenida Europa, com reforço da redistribuição do tráfego pelos eixos viários existentes e alívio do tráfego nos pontos mais utilizados na hora de ponta.

Os novos fluxos de tráfego gerados pela introdução de dois sentidos de trânsito na Rua dos Arcos motivaram a beneficiação da zona de interseção entre as ruas Jorge de Sousa, Oliveira Martins e dos Arcos, na qual foi criada uma rotunda para gestão e regulação de velocidade, segurança e fluidez de trânsito.

A Rua dos Arcos, localizada entre a Rotunda Tratado de Roma e as ruas Jorge de Sousa e Oliveira Martins, é uma das entradas no centro urbano da cidade e funcionava apenas no sentido de circulação norte/sul, para ligação, entre outras, com as avenidas 22 de Dezembro e Mariano de Carvalho.

A circulação na Rua dos Arcos no sentido sul/norte apenas era permitida para aceder aos lugares de estacionamento existentes ao longo do arruamento e ao edifício Condomínio Montalvão.