O Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XX Festa do Teatro começou no dia 23 no Forte de São Filipe numa cerimónia que contou com um apontamento musical e a estreia de uma peça.


A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou a importância da Festa do Teatro, a decorrer até 2 de setembro, na oferta cultural da cidade, um evento que é “um dos principais e mais reconhecidos festivais de artes cénicas do país”.

A autarca vincou, igualmente, o crescimento e a renovação, a cada ano, daquele que é “um dos mais significativos acontecimentos de um concelho cada vez mais conhecido pela qualidade da sua atividade cultural” e que, a cada edição, “proporciona mais e melhor cultura”.

A Festa do Teatro é “um festival eclético que aposta na diversidade de estéticas e abordagens” e que tem na itinerância uma das principais imagens de marca, ao percorrer a cidade com espetáculos em salas de espetáculos e noutros recintos e também em espaços ao ar livre.

“Essa característica agrada-nos porque facilita o acesso à cultura e à fruição”, reconheceu a edil, para quem este certame cultural desenvolve um “esforço inigualável de formação de públicos”.

Por todos estes motivos, Maria das Dores Meira garante que a autarquia, que financia a Festa do Teatro com uma fatia importante do orçamento destinado à promoção de eventos culturais, vai continuar a ser parceira do Teatro Estúdio Fontenova na organização do festival.

Além do apoio concedido anualmente pela Câmara Municipal, o Teatro Estúdio Fontenova viu a Direção-Geral das Artes, após uma recusa inicial, aprovar a candidatura bianual para efeitos de financiamento da atividade geral da companhia e deste festival em particular.

A intervenção da autarquia de contestação contra a exclusão das companhias de teatro do concelho do financiamento decorrente do concurso Programa de Apoio Sustentado 2018-2020 foi importante para a reposição da justiça em relação a “um projeto cultural importante para a região e para o país”.

A comemorar vinte anos, a Festa do Teatro cresceu, entre 1995 e 2018, “em pleno verão, para mais do triplo das atividades”, sublinhou Eduardo Dias, da organização do festival.

O responsável destacou a “presença forte de temas ligados à mulher e ao feminino” em diversas peças na programação, de que é exemplo “Ah! Minha Dinamene!”, produção do Teatro Estúdio Fontenova centrada na história de uma freira moleira esquecida por quase todos no moinho de um mosteiro.

A peça, com texto original de Luísa Monteiro, com encenação de José Maria Dias e interpretação de Graziela Dias, Carolina Ferreira, Rafaela Bidarra e Patrícia Paixão, estreou-se no dia 23, com lotação esgotada, nas catacumbas do Forte de São Filipe, onde tem novas sessões a 24 e 25, às 19h00.

Antes da estreia da nova produção do Teatro Estúdio Fontenova, a cantora e compositora Teresa Gabriel deu um concerto com vista para uma das mais belas baías do mundo.

A XX Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal, que decorre em vários equipamentos e espaços públicos da cidade, apresenta 15 espetáculos na Secção Oficial, 16 na Secção Mais Festa, sendo que oito são a concurso e oito extraconcurso, dois concertos, uma mostra de curtas-metragens, conversas de teatro, duas exposições e um workshop.

Além de companhias nacionais, marcam presença oito estrangeiras, entre as quais quatro de Espanha, três do Brasil e uma de Itália.

No dia 23, já atuou a La Compañía Albadulake com o espetáculo “Las Expertas”, enquanto a Vaivén Circo recria, a 26, às 22h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, o ambiente de um dia de trabalho numa fábrica no início do século XX com a produção “Do Not Disturb”.

Já os Abrego Teatro trazem à XX Festa do Teatro, no dia 29, a peça “Bodas de Sangue” e os Tras el Trapo levam à cena, a 2 de setembro, “La Mar de Lejos”. Ambos os espetáculos têm início às 19h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Do Brasil vêm a Cia. Girolê, que apresenta, dias 26 e 27, às 19h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, a produção “Sobre Lendas e Mulheres”, e a Palavra Z – Produções Culturais, que leva à cena, no dia 27, às 22h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, “Contos partidos de amor”.

Já os brasileiros Ocupa Teatro apresentam o espetáculo de rua “A chegada de Lampião ao inferno”, no Largo do Sapalinho, no dia 31, às 23h30.

Um espetáculo de rua é também a proposta da companhia italiana Clown Idá, que, dias 25 e 26, às 11h00, leva “La Fabrica delle Bolle” ao Parque do Bonfim, espetáculo que também anima a Praça de Bocage, a 25, às 18h00, e o Parque Urbano de Albarquel, e a 26, às 18h00.

Além de “Ah! Minha Dinamene!”, a XX Festa do Teatro conta com mais quatro estreias, entre elas, no dia 31, às 22h00, na Praça de Bocage, a performance/instalação “Lugar de Túbal”, também do teatro Estúdio Fontenova, que vai estar em construção progressiva até à edição de 2019 do certame.

Os Cães do Mar, de Angra do Heroísmo, vencedores da Secção Off Mais Festa da edição de 2017, estreiam a 1 de setembro, às 22h00, no Largo do Sapalinho, “Rimance de Mateus e a Baleia”, uma ópera folk interpretada por um ator e um cantor, acompanhados pela Banda Filarmónica da Capricho Setubalense.

Já os White Noise Teatro escolheram Setúbal para apresentar pela primeira vez, dia 24, às 23h30, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, “Hoje durmo em Berlim”, enquanto os 33 Ânimos estreiam a peça “Corpo Futuro”, dia 25, às 22h00, no ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Além da Secção Oficial, a XX Festa do Teatro mantém a Secção Off Mais Festa, a qual abre as portas a jovens criadores e a novos projetos teatrais, que usufruem da logística e promoção do certame.

A par do teatro, com espetáculos de sala e de rua e encontros, o festival proporciona outras iniciativas culturais, como a exibição de curtas-metragens, conversas sobre teatro e apontamentos musicais.

A Festa do Teatro serve de interlocutor entre os artistas e a comunidade, potenciando hábitos de fruição cultural e apostando na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica.

A entrada para os espetáculos da Secção Oficial tem um custo de oito euros. Os estudantes, menores de 25 anos e maiores de 65 pagam seis. Este ano, como novidade, existe um passe que dá acesso a todos os espetáculos, com o valor de 30 euros.

Na Secção Off “Mais Festa”, os bilhetes não têm preço definido, embora se peça aos espetadores convidados que façam uma contribuição solidária para os artistas intervenientes.

Os restantes eventos são de entrada gratuita.

Mais informações podem ser consultadas no website do Teatro Estúdio Fontenova, acessível em www.teatroestudiofontenova.com e no blogue teatrofontenova.blogspot.com.

As reservas para as apresentações no Fórum Municipal Luísa Todi são efetuadas na bilheteira do fórum e para os restantes espetáculos através dos contactos telefónicos 265 233 299 e 927 718 386.

 

Documentos Relacionados