"O Lugar de Todas as Histórias" foi apresentado no âmbito do Dia Mundial do Teatro

O espetáculo “O Lugar de Todas as Histórias”, encenado pelo Teatro Quadrilha, apresentou-se na manhã de dia 11 na Casa da Cultura, numa criação que mostrou às crianças que o tempo também é um lugar de histórias e imaginação.


A peça infantil, interpretada por Fernando Leiras, aborda as aventuras e desventuras de um viajante que oscila o seu discurso entre o presente, o passado e o futuro, o que conheceu e o que sonha conhecer.

Neste exercício de criatividade, os espetadores foram chamados a descodificar sensações, muitas vezes antagónicas, de serenidade ou sobressalto, de medo ou de vitória.

Com cenografia de Carla Palhares e Rita Pinto, figurinos de Alice Tavares, edição de som e fotografia de Guilherme Henriques e sonoplastia de Marco Santos, “O Lugar de Todas as Histórias” foi apresentado em Setúbal no âmbito das comemorações locais do Dia Mundial do Teatro.

Este programa, organizado pelo município com o envolvimento do movimento associativo e dos agentes culturais do concelho, reserva, durante o mês, uma um calendário eclético, descentralizado e para todas as idades, que reforça a afirmação de Setúbal enquanto cidade de criação artística.

Um dos pontos altos das comemorações, este ano centradas no tema do Teatro Físico, é a apresentação da peça “Une Histoire Bizarre”, pela Décima Colina e Associação Juvenil Ponte, no dia 27, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O espetáculo, de entrada gratuita, mediante reserva prévia no endereço bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt, fala sobre como é viver-se com a vida às costas, pela voz de 14 pessoas refugiadas e migrantes, a residir em Portugal, e de quatro atores portugueses.

O programa do Dia Mundial do Teatro integra a primeira edição do FAcTES – Festival Académico de Teatro de Setúbal, que celebra os dez anos de atividade do Grupo de Teatro do Politécnico de Setúbal.

Entre os dias 21 e 27, o FAcTES 2023 leva a diferentes palcos do concelho as peças mais relevantes do reportório do grupo, entre as quais “O fim”, de António Patrício, no dia 21, às 21h30, na Casa da Cultura, “Rousseau”, de Bernard Chartreux e Jean Jourdheuil, no dia 23, às 21h30, no Teatro de Bolso, e “Mataram as Searas”, de José Caldeira Duarte, no dia 26, às 21h30, no Rancho Folclórico das Praias do Sado.

A programação completa do Dia Mundial do Teatro pode ser consultada em www.mun-setubal.pt.