A sexta edição da prova Clássica da Arrábida, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pelos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, disputada por um pelotão internacional de 18 equipas, passa no dia 19 de março pela cidade setubalense.


O evento desportivo, inscrito no calendário da União Ciclista Internacional, arranca para um percurso de 182 quilómetros a partir das 12h00 no Largo de São João, em Palmela, tem passagem por Setúbal, nomeadamente pela emblemática Avenida Luísa Todi, pelas 13h00, e termina a meio da tarde no Castelo de Sesimbra.

De Portugal vão estar presentes nove equipas do escalão continental – ABTF Betão-Feirense, AP Hotels Resorts-Tavira-SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Efapel Cycling, Gassdrive-Q8-Anicolor, Kelly-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua – e as três equipas de clube com melhor ranking na semana anterior à prova.

As estrangeiras são as espanholas Caja Rural-Seguros RGA e Equipo Kern Pharma, ambas do segundo escalão mundial (ProTeams), e a espanhola Electro Hiper Europa, a angola BAI Sicasal Petro de Luanda, a alemã Bike Aid e a britânica Trinity Racing, todas do terceiro escalão mundial (Continental Teams).

A edição 2023 da Clássica da Arrábida, evento que além da vertente desportiva se destaca pela atração de visitantes ao território, tem como principais dificuldades as subidas da Arrábida, do Alto de São Paulo e da Assenta, bem como dois troços em terra batida com um total de 2.200 metros de extensão.

Paralelamente à competição, por a mobilidade suave em bicicleta ser considerada uma prioridade, a Clássica da Arrábida é acompanhada por três eventos destinados aos alunos dos concelhos envolvidos, com o objetivo de estimular nos mais jovens a prática do ciclismo e a adoção de estilos de vida saudáveis.

Estes eventos, designados Open, realizam-se em 18 de março no Parque Augusto Pólvora, em Sesimbra, entre as 14h00 e as 18h00, em 25 de março no Largo José Afonso, em Setúbal, entre as 10h00 e as 18h00, e em 1 de abril no Largo de São João, em Palmela, entre as 10h00 e as 18h00.

TRÂNSITO CONDICIONADO

A realização da prova de ciclismo Clássica da Arrábida motiva interrupções momentâneas ao trânsito rodoviário num conjunto de vias do concelho.

O evento desportivo, que atravessa os concelhos de Sesimbra, Palmela e Setúbal, tem uma primeira passagem por Setúbal marcada para as 13h00 e que implica interdições na EN-379, Avenida Amália Rodrigues, Avenida Luísa Todi, no sentido poente/nascente do lado sul, Rua Teotónio Banha e troço da Avenida Jaime Rebelo entre a Rua Teotónio Banha e a Avenida Baía de Setúbal.

Uma segunda passagem dos ciclistas pelo concelho sadino, cerca das 15h00, motiva o corte temporário da circulação automóvel no troço da Avenida Baía de Setúbal compreendido entre o quilómetro 39,9 desta via e a EN-10, EN 10-8, EN-10, na zona das Pontes e nas estradas de Palmela e das Machadas.