Setúbal - Uma Baía a Ler - Fórum Municipal Luísa Todi

Uma maratona poética percorre, a 21 de março, Dia Mundial da Poesia, vários espaços e equipamentos culturais de Setúbal com atividades culturais para homenagear os poetas dos cem anos Eugénio de Andrade, Mário Cesariny e Natália Correia.


A XII Maratona de Poesia de Setúbal tem início às 09h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a iniciativa “Setúbal, uma Baía a Ler”, com o tema “Poesia”, e que este ano integra o programa da maratona poética de atividades organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.

Ao longo da manhã, alunos de todos os níveis de ensino das escolas do concelho participam nesta atividade de promoção e incentivo da leitura, a qual conta com o apontamento “Os poemas não têm tempo para descansar”, dinamizado pelo PICA – Projeto de Intervenção Cultura e Artes.

Oficinas de escrita criativa, leituras encenadas, apresentações literárias, apontamentos musicais e declamação de poesia são atividades que preenchem a tarde de 21 de março na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal no âmbito deste programa comemorativo do Dia Mundial da Poesia.

“Memórias e Outras Emoções”, às 14h30, pela Casa da Poesia de Setúbal, e “Sem Vogal – Brincar com as Palavras”, às 15h30, pelo Núcleo de Poesia de Setúbal, são propostas de oficinas de escrita criativa, a que se junta a atividade “Textos defetivos”, com a leitura de poemas dos homenageados sem uma das vogais.

Na Biblioteca há ainda, às 15h30, “Baú das Histórias – Poemas Escangalhados”, para crianças a partir do terceiro ano do 1.º ciclo do ensino básico, para descoberta dos poetas homenageados, e às 15h45, “Natália à Janela”, com poemas lidos pelo Núcleo de Poesia de Setúbal acompanhados à viola por Fernando Baptista.

Às 15h50, há a apresentação de jogral com oito quadras de Natália Correia pelo Núcleo de Poesia de Setúbal e leitura de poemas por alunos do quinto ano da Escola Básica Barbosa du Bocage, enquanto às 16h00 “A Casa da Poesia abre as portas a Natália Correia”, com poemas da poetisa.

“O Mundo na Nossa Cidade”, atividade dinamizada pela Casa da Poesia de Setúbal com a leitura de poemas de pessoas pertencentes a comunidades estrangeiras de Setúbal, realiza-se às 16h30, e, meia-hora depois, Isabel Bastos Nunes dá a conhecer a poesia dos poetas dos cem anos.

Às 17h30, a Universidade Sénior de Setúbal promove a atividade “Fado e Poesia”, com poesia declamada e cantada, momento cultural que conta com acompanhamento musical de viola e guitarra e as participações de Albano Almeida, Carlos Rafael e Marina Silva.

“Poesia em Movimento”, às 18h30, é a última iniciativa da XII Maratona de Poesia na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, com a declamação livre de poemas, momento aberto ao público em geral e no qual participam autarcas, escritores e poetas convidados.

Já o Polo da Bela Vista da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal recebe, às 10h00 e às 14h30, as atividades “Ser poeta por um dia”, de partilha de leituras e declamações de poemas, e “Vassoura rima com Tesoura”, de ligar figuras que rimam, ambas para crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo.

A XII Maratona de Poesia de Setúbal também vai à Casa do Corpo Santo, às 10h30, e ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, às 14h30, com a iniciativa “Caça ao Poema”, para crianças dos 8 aos 10 anos, à tarde com a participação do Clube de Leitura da Escola Secundária de Bocage.

Na Casa Bocage, às 16h00, é realizada a apresentação da “Comunidade de Leitores de Bocage” pelo grupo de leitura bocagiano com as obras de Bocage, de Natália Correia, de Mário de Cesariny e de Eugénio de Andrade, poetas da transgressão que celebram o centenário.

Já na Casa das Imagens Lauro António é exibido, ao longo de todo o dia, “Cantando Espalharei”, programa sobre poesia com o ator e realizador Jacinto Ramos, produzido pelo cineasta Lauro António para a RTP, em 1989, e apresentada a mostra “Poesia no Cinema”, com livros sobre poesia.

Na Biblioteca de Azeitão, a partir das 10h30, há a apresentação “A Poesia faz companhia na Biblioteca de Azeitão”, de homenagem aos poetas Eugénio de Andrade, Mário Cesariny e Natália Correia, e uma leitura de poemas por convidados, entre os quais Palminha Fortunato e alunos da Universidade Sénior de Azeitão.

Igualmente na freguesia de Azeitão, a Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama recebe duas sessões de leitura com poemas do poeta azeitonense, a primeira às 11h00, a cargo de elementos da Casa da Poesia de Setúbal, enquanto à tarde, pelas 14h00, o encontro é destinado a alunos do primeiro ciclo.