"Ouvir a População, Construir o Futuro" com reunião em Azeitão

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, anunciou a 21 de março, em encontro do “Ouvir a População, Construir o Futuro” realizado na freguesia de Azeitão, um conjunto de investimentos estruturantes para o desenvolvimento e qualificação deste território do concelho.


Um polo cultural multiusos, um pavilhão polidesportivo e a qualificação do Mercado de Brejos de Azeitão são os três equipamentos-âncora que integram o compromisso de investimentos programados pela Câmara Municipal de Setúbal com vista à criação de uma nova centralidade em Azeitão.

A estes projetos, impulsionados no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Azeitão, acrescem obras de infraestruturação urbanística, com destaque para intervenções de larga escala nas ruas de São Gonçalo e da Sociedade Musical Brejos de Clérigos.

“Decidimos investir num equipamento cultural multiusos em Brejos de Azeitão para servir as populações. Faz todo o sentido localizá-lo na área que definimos como a nova centralidade”, afirmou o presidente da autarquia, André Martins, no encontro público realizado na Escola Básica da Brejoeira.

No plenário, uma iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal com a Junta de Freguesia de Azeitão, o autarca anunciou também “a recuperação do edifício do Mercado de Brejos de Azeitão”, com o triplo objetivo de reforçar as condições dos atuais operadores, atrair novos comerciantes e servir melhor a comunidade.

“A procura crescente para a prática desportiva em recinto fechado no território azeitonense”, aliada à “sobrelotação dos equipamentos existentes”, sublinhou André Martins, motivou também a “decisão de investir na construção de um pavilhão polidesportivo num espaço junto do recinto do Mercado Mensal de Azeitão”.

Com estes equipamentos é dado “um contributo importante para o desenvolvimento do território e um apoio significativo para a fixação dos jovens”, vincou o presidente da autarquia, ao adiantar que estão reunidas “as condições para realizar estes investimentos até ao final do mandato”.

A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, vincou a importância destes novos equipamentos para o desenvolvimento e reforço da atratividade do território, ao apontar o polo cultural multiusos como um elemento fulcral para “facilitar o acesso e descentralização da cultura”.

Sobre o polidesportivo, frisou que é “uma necessidade urgente para dar resposta ao aumento exponencial da procura da prática desportiva” no território azeitonense, com cerca de 70 quilómetros quadrados e que “mais tem crescido a nível de população nos últimos anos”.

André Martins destacou ainda o trabalho progressivo que a Câmara de Setúbal, com a Junta de Freguesia de Azeitão, tem vindo a concretizar a nível de infraestruturação urbana, com a criação de passeios, sistemas de abastecimento de água e saneamento e também asfaltamentos.

Nesta matéria, o vereador com o pelouro da Obras Municipais na Câmara de Setúbal, Carlos Rabaçal, realçou que no período compreendido entre o início de 2022 e o final do primeiro semestre 2023, é contabilizado um “investimento superior a cinco milhões de euros na qualificação do território de Azeitão”.

O autarca, ao enaltecer o regresso da gestão da água e saneamento à esfera pública, adiantou que está prevista uma obra infraestruturação de grande dimensão e de “extrema importância para Azeitão”, concretamente a renovação do sistema de abastecimento Pinhal de Negreiros-Maçoqueira.

O encontro público serviu ainda para auscultar expectativas e necessidades sentidas pela população em matérias relacionadas com urbanismo e infraestruturação de arruamentos, mobilidade e transportes, trânsito e sinalização, limpeza e higiene urbana e gestão de espaços verdes.

Sobre a urbanização António Xavier de Lima, em Brejos de Azeitão, a vereadora do Urbanismo, Habitação, Mobilidade e Fiscalização da Câmara Municipal de Setúbal, Rita Carvalho, adiantou que a mesma “está em fase de conclusão para que depois a autarquia possa receber a obra”.

A autarca deu ainda nota, no que respeita a sinalização rodoviária, de que a autarquia vai avançar, durante o mês de abril, com a pintura de passadeiras no território da freguesia de Azeitão, e que, nos transportes públicos, estão a ser retificados horários e a ser feitos ajustes nos percursos das carreiras.

O programa municipal “Ouvir a População, Construir o Futuro” destina-se a aproximar a gestão autárquica da população do concelho, que tem, assim, oportunidade de apresentar diretamente aos eleitos assuntos que consideram de interesse sobre os locais onde vivem ou trabalham.

Este projeto, inédito a nível nacional, e que decorre da visão, do compromisso e da prática de Município Participado, transversal a toda atividade da Câmara Municipal de Setúbal, leva o Executivo e as Juntas de Freguesia a avaliar, em cada bairro, em cada rua, as necessidades sentidas pela população.