O TAUS – Tour de Arte Urbana de Setúbal celebrou o primeiro aniversário com a pintura de um mural e visitas guiadas às obras feitas por dezenas de pessoas no último ano, que contam histórias a partir das paredes da cidade.

O TAUS – Tour de Arte Urbana de Setúbal celebrou em 26 de março o primeiro aniversário com a pintura de um mural e visitas guiadas às obras feitas por dezenas de pessoas no último ano, que contam histórias a partir das paredes da cidade.


A iniciativa, integrada no programa municipal Mês da Juventude m@rço.28, teve início às 10h30 na Casa do Largo e terminou ao fim da tarde no jardim Grito dos Pescadores, onde decorreu um almoço-convívio, com música e muita animação, assim como a pintura de um mural, a cargo da artista Sofia Camacho.

“Tudo o que se tem vindo a fazer neste processo com as oficinas colaborativas, com estas pessoas dos bairros dos Pescadores e do Grito do Povo, faz sentido ser feito de uma forma construída por todos, respeitando muito aquilo que são as vidas das pessoas, os seus quotidianos, as suas histórias, as suas memórias, mas também com a capacidade de projetar o futuro”, disse o vereador da Câmara Municipal Pedro Pina.

O vereador com o pelouro da Cultura adiantou que dá “muito alento” aos responsáveis da autarquia quando os moradores daqueles bairros “também se sentem parte quando se acrescenta qualquer coisa ao sítio onde vivem.”

A artista Sofia Camacho recordou “o calor e a alegria” com que foi recebida pelos habitantes dos bairros quando os visitou para se inspirar para desenhar o mural. “A vida é difícil para todos nós, em diferentes circunstâncias, obviamente, mas essa capacidade de não deixarmos o nosso coração fechar e de escolhermos abri-lo, para mim, é inspirador e é um bocado isso que eu quis trazer para aqui também”.

O programa foi organizado conjuntamente pelas divisões de Juventude e de Direitos Sociais e Saúde da Câmara Municipal, com o programa Viver Anunciada, destinado à promoção de um roteiro sistemático de interações e de reconhecimento do território, mobilizando vontades e participação dos moradores.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril