Mês da Juventude m@rço.28 - Programa Municipal de Formação Capacitação Empregabilidade - Técnicos municipais Carolina Nunes e Manuel Seabra

O sucesso alcançado pelo Programa Municipal de Formação, Capacitação e Empregabilidade, com incremento da oferta formativa e oportunidades de emprego, foi destacado a 29 de março pelo vereador da Juventude, Pedro Pina, na sessão comemorativa do primeiro aniversário do projeto.


“Há um ano plantámos uma semente que foi sendo alimentada por um conjunto de parceiros cuja disponibilidade e empenho foram fundamentais para a concretização do projeto. Foi uma aposta ganha”, referiu Pedro Pina, na iniciativa realizada na Casa do Largo, no âmbito do programa do Mês da Juventude m@rço.28.

Além de celebrar o primeiro aniversário do FCE, lançado a 31 de março do ano passado com o objetivo de proporcionar ferramentas que contribuem para escolhas dos percursos formativos e para capacitar a juventude para o mercado de trabalho, a sessão deu a conhecer os resultados do trabalho desenvolvido até agora.

No primeiro ano de implementação, o FCE contou com mais de três centenas de participantes em 49 oficinas e sessões informativas, organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com 38 parceiros, entre os quais Pedro Pina destaca o papel desempenhado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional que esteve na origem da criação do programa juntamente com a autarquia.

O FCE proporcionou oficinas de literacia financeiras, capacitação e bem-estar sobre diversas temáticas.

As oficinas de literacia financeira contaram com 117 participantes em ações que deram dicas sobre o que devem fazer os trabalhadores a recibos verdes, a criação de micronegócios e a otimização de impostos, entre outros.

Nas oficinas de capacitação registaram-se 33 participantes que, entre outras temáticas, aprenderam a criar currículos, como agir em entrevistas de emprego e como usar as redes sociais para promover a empregabilidade.

Já as oficinas de bem-estar, que “têm sido um sucesso”, destacou a técnica municipal Carolina Nunes, uma das coordenadoras do FCE, contaram com 127 participantes, com destaque para as sessões de cozinha vegetariana que “estão sempre com lotação esgotada”.

O FCE proporcionou, igualmente, um atendimento individual e personalizado, na área da formação, com as sessões “Rota Certa, que têm como objetivo avaliar quais as melhores formações que se adequam a cada jovem, e na tentativa de entrada no mercado de trabalho, com as sessões “Like a Pro” a constituírem uma ajuda para procurar estágios e fornecer ferramentas para criar, por exemplo, a carta de motivação e o currículo.

A sessão realizada ao final da tarde do dia 29 de março foi, igualmente, uma oportunidade para apresentar algumas novidades e as prioridades do FCE para os próximos tempos.

Um “passo importante” que o FCE se prepara para dar, de acordo com o vereador Pedro Pina, é “a ampliação desta oferta a outras zonas do concelho”, objetivo no qual destacou o papel das juntas de freguesia enquanto “parceiros importantes na proximidade com os territórios”.

A técnica municipal Carolina Nunes explicou que a ideia é “levar as oficinas às escolas e descentralizar o programa para outras zonas do concelho, com a realização de oficinas nas instalações das juntas de freguesia”.

O FCE, que desde o dia 29 de março tem uma nova imagem para “cativar mais os jovens”, vai também “procurar mais parcerias para reforçar e diversificar a oferta” e vai “voltar a auscultar os jovens para analisar o que querem e quais as suas necessidades em termos de oferta formativa”,  revelou Carolina Nunes.

“Lanço o desafio para daqui a um ano estarmos a anunciar mais participantes e mais parceiros e para que, acima de tudo, este seja um espaço capacitador e diferenciador na oferta que a Divisão da Juventude disponibiliza à cidade”, concluiu Pedro Pina.

Todas as ofertas e informações relacionadas com o Programa Municipal de Formação, Capacitação e Empregabilidade podem ser consultadas numa plataforma disponível online.