Inauguração da exposição itinerante “Adriano – 80 Anos”, sobre o músico Adriano Correia de Oliveira, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, enalteceu na tarde de 1 de abril, na inauguração de uma exposição, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, o papel do músico Adriano Correia de Oliveira na luta contra o fascismo.


“Há uma vontade muito grande de fazer esquecer aquilo que é a memória e aquele que é o importante papel que tantos homens e tantas mulheres, e em particular Adriano Correia de Oliveira, tiveram na luta contra o fascismo e na luta pela liberdade”, realçou o vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, na inauguração da exposição itinerante “Adriano – 80 Anos”.

Organizada pelo Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a mostra dá a conhecer a obra, o humanismo e a generosidade de um dos autores mais marcantes da música de intervenção portuguesa e da canção de Coimbra.

Em 15 painéis, com textos e imagens, são abordados os primeiros passos na infância e na juventude, o empenho de Adriano Correia de Oliveira nas lutas estudantis e no Portugal de Abril e as dificuldades nos anos de resistência e clandestinidade.

A pesquisa e recolha é de Nuno Filipe Rodrigues e a organização dos textos de Manuel João Gomes, Manuel Matos, Manuel Pires da Rocha, Nuno Filipe Rodrigues e Olga Dias.

A exposição, de entrada gratuita, está patente ao público no Museu do Trabalho Michel Giacometti até 3 de junho, podendo ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00 e ao sábado das 14h00 às 18h00.

Adriano Correia de Oliveira, cujos 80 anos do nascimento estão a ser comemorados desde 2022, afirmou-se como uma das vozes indispensáveis na oposição ao fascismo e na construção do Portugal livre e democrático.