Praça de Bocage - estátua

Cerimónias protocolares nos Paços do Concelho iniciam o programa comemorativo do feriado municipal de Setúbal, 15 de Setembro, integrado nas Comemorações Bocagianas 2018, com diversos eventos culturais, desportivos e de lazer, a realizar ao longo do mês.


O programa do Dia de Bocage e da Cidade, composto por iniciativas de entrada livre, começa às 09h00 com o hastear da bandeira e a interpretação do Hino do Município pelo Coro do Município Afina Setúbal e o Coro Feminino TuttiEncantus, nos Paços do Concelho.

Segue-se uma cerimónia de homenagem a Bocage com deposição de flores na estátua do poeta, na Praça de Bocage, e uma sessão solene, nos Paços do Concelho, que inclui homenagem aos trabalhadores municipais aposentados e imposição de medalhas honoríficas a diversas personalidades e entidades, além de um apontamento musical pelo Coro Setúbal Voz.

As comemorações prosseguem da parte da tarde, às 15h30, com a iniciativa Paços do Concelho de Portas Abertas, em que a população é convidada a fazer uma visita guiada ao edifício, acompanhada de artes performativas.

De portas abertas neste dia está igualmente a Casa Bocage, entre as 15h00 e as 19h00.

Também nos Paços do Concelho, a partir das 17h00, realiza-se a cerimónia de entrega de prémios do XIX Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, organizado pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão em parceria com a Câmara Municipal.

À mesma hora, tem início um concerto com o Quarteto Edgar Caramelo, no Largo da Ribeira Velha, no âmbito do ciclo Jazz na Rua, e há animação cultural junto do posto de informação turística Ask Me Arrábida, no Largo da Misericórdia, inserida no programa Verão na Baixa 2018.

Às 18h00, um encontro de bandas filarmónicas, com atuações da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Sociedade Recreativa e Musical Trafariense, anima o Coreto da Avenida Luísa Todi, numa iniciativa organizada em parceria com o Inatel.

As comemorações do feriado municipal terminam com um concerto da banda Ala dos Namorados, às 22h00, na Praça de Bocage.

De salientar, igualmente, no dia 15, às 09h00, o início do Torneio Bocage, competição de padel com continuidade no dia 16, a ter lugar na Academia de Padel de Setúbal, no Parque de Vanicelos.

Um colóquio sobre a ética desportiva, às 11h30, o XXVI Open Nacional de Damas Clássicas Cidade de Setúbal 2018 e o Open Nacional de Jovens Cidade de Setúbal 2018, às 13h30, organizados pela Federação Portuguesa de Damas, com apoio da Câmara Municipal, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, são outras atividades a realizar no dia.

Já no bairro Forte da Bela Vista, a partir das 15h00, há animação com música, dança e tasquinhas gastronómicas na quarta edição do evento Sabores do Bairro, organizado em parceria com a Junta de Freguesia de São Sebastião.

O programa das Comemorações Bocagianas 2018 incluiu outras iniciativas ao longo do mês de setembro, a começar, no dia 1, às 17h00, com animação cultural junto do posto de informação turística Ask Me Arrábida, no Largo da Misericórdia, iniciativa que se repete nos dias 8, 15 e 22.

No dia 7, além de animação itinerante na Baixa de Setúbal, a partir das 21h00, há “Bocage à Solta”, um circuito por espaços do centro histórico em que as vozes do grupo de serenatas Sinfonias ao Luar se cruzam com poemas de Bocage, ditos por Lúcia Araújo, João Jacinto e Sara Loureiro. A iniciativa é organizada em parceria com a 50 Cuts – Associação Cinematográfica.

No dia 12, às 22h00, a atriz Célia David declama poesia erótica na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

A 13, sob o tema comum “Reflexos da Galeria Ratton 1987-2018”, são inauguradas cinco exposições, patentes até 28 de outubro, que demonstram a importância do azulejo português como expressão artística contemporânea, boa parte da qual reinventada através das produções da Galeria Ratton, entre 1987 e 2018.

A inauguração tem início na Galeria Municipal do 11, às 18h00, e prossegue na Biblioteca Pública Municipal, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, na Casa Bocage e na Casa da Cultura.

A quarta edição do campeonato Internacional de Exóticos COM, organizado pelo Clube Ornitológico de Setúbal, com apoio da Câmara Municipal, traz ao pavilhão desportivo da Escola Básica Luísa Todi, entre os dias 13 e 16, mais de um milhar de aves de dezenas de criadores portugueses e estrangeiros.

A 14, pelas 21h00, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, realiza-se a XIX edição da tertúlia “Eis Bocage… Conversas de Botequim”, encontro cultural com declamação de poesia, música, debate e convívio, com degustação de produtos gastronómicos da região.

A “Noite Bocagiana”, integrada no programa Verão na Baixa 2018, é o outro evento que anima o dia 14 com animação musical por Violin Godess e a Banda Led Orquestra e animação itinerante com Dream Catcher Led Flower e White Prince, a partir das 21h00.

O programa das Comemorações Bocagianas integra outras iniciativas ao longo do mês de setembro, entre atividades culturais, desportivas e de lazer.

A 16, realiza-se o Arrábida Swinrun, competição que combina provas de natação no rio Sado, defronte do Parque Urbano de Albarquel, e trail por trilhos da Arrábida, com início às 09h00.

Na parte da tarde, às 16h00, há uma conferência do ciclo Conversas de Ponta, organizada em parceria com João Paulo Maia, e à noite, às 21h30, a Praça de Bocage acolhe o concerto de encerramento do projeto Fado em Setúbal, numa parceria com as juntas de freguesia do concelho.

No dia 20, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, a polaca Warsaw Mime Center Company apresenta uma performance mímica que é um drama passado numa escola de aldeia imediatamente antes da II Guerra Mundial.

As entradas para “Marcel”, com o custo de oito euros para a plateia e cinco para o balcão, podem ser adquiridas na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi ou em www.bol.pt.

A música anima a noite de 21, a partir das 21h00, igualmente no Fórum Luísa Todi, com o concerto “Mendelsshon – O Sonho de Uma Noite de Verão”, pela Orquestra e Coro Gulbenkian, com direção do maestro Michael Zilm.

Os bilhetes, com o custo de 16 euros para a plateia e 13 para o balcão, podem ser adquiridos na sala de espetáculos ou em www.bol.pt.

Uma mostra de flores, plantas e serviços associados, que inclui ateliers infantis, workshops e animação cultural, integra a Festa da Flor, evento que se realiza na Praça do Bocage, nos dias 21 e 22.

A 22, há declamação de poesia erótica por Eduardo Dias, a partir das 22h00, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

Mais uma edição da Regata de Banheiras e Insólitos, prova com embarcações feitas com materiais reciclados, realiza-se no dia 23, no Parque Urbano da Albarquel.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal e pela Academia Rugby Clube de Setúbal, tem início às 08h30 com a construção das embarcações pelas equipas e, às 11h00, é dado o sinal de partida para a regata, num percurso delineado próximo da margem.

Também a 23, pelo segundo ano consecutivo, a Rampa da Arrábida, coloca Setúbal no centro das atenções dos amantes do automobilismo, entre as 09h00 e as 19h15, numa organização do Clube de Motorismo de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal.

As Comemorações Bocagianas 2018 terminam a 27, com o encontro literário “A Voz dos Poetas”, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, que inclui declamação de poesias eróticas, numa parceria com os Artistas Unidos e o atelier DDLX.