Espetáculos, aulas abertas, workshops e um concurso, a realizar entre 28 de abril e 14 de maio, marcam as comemorações em Setúbal do Dia Mundial da Dança.


O programa “Setúbal a Dançar”, organizado pela Câmara Municipal em parceria com o movimento associativo, tem início a 28 de abril, às 11h00, com a primeira de três apresentações, no Fórum Municipal Luísa Todi, do espetáculo comemorativo “Geometria Encantada”, destinado a escolas e com bilhetes a três euros.

O bailado, que se repete no mesmo dia às 15h00, igualmente numa sessão para escolas, é interpretado pela Pequena Companhia/Little Company da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, com coreografia de Iolanda Rodrigues.

A 29 de abril, data em que se cumpre o Dia Mundial da Dança, às 21h00, há nova apresentação, desta vez para o público em geral, com bilhetes a oito euros para a plateia e a seis para o balcão.

Outro dos destaques é o Portugal a Dançar, uma das maiores competições de dança do país, que percorre várias localidades, incluindo Setúbal, à procura de novos talentos, numa organização do Dance4U Group.

Cada etapa do concurso é composta por duas eliminatórias e uma final, que apura três bailarinos para o espetáculo final do concurso, a realizar em dezembro em Portimão.

Em Setúbal, as eliminatórias realizam-se a 28 e 29 de abril e a final, aberta ao público e com entradas a cinco euros, mediante reserva pelo telefone 932 181 364, está agendada para as 16h00 de dia 30, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

A competição promove também uma componente formativa, a realizar no pavilhão do Vitória Futebol Clube, no dia 29, com workshops gratuitos para os participantes na competição conduzidos por três elementos do júri.

Às 15h30, Maria Barros conduz um workshop de ballet, seguindo-se, às 16h45, um workshop de salsa por Nuno Pesqueira, e às 18h00, um de hip hop por Carolina Sousa.

Outros workshops, para públicos de todas as idades, e demonstrações por companhias e grupos de dança, escolas e associações constam também das comemorações locais do Dia Mundial da Dança.

Em maio, no dia 6, entre as 10h00 e as 18h00, o Espaço Monstro – Centro de Artes Performativas, localizado no número 2 da Rua da Figueira Grande, na Bela Vista, acolhe perto de uma dezena de workshops de hip hop, ballet, “african roots”, jazz, danças de salão, zumba e sevilhanas, dirigidos por professores e com entrada livre.

No dia 7, entre as 14h30 e as 18h15, o Jardim do Bonfim é palco de demonstrações de dança por escolas do concelho, com a participação da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, Estúdio de Dança Kelly Nakamura, Noisy Crew, Andreia Gravata – Dança Oriental, Catarina Branco Oriental Studio, UDR Pontes Sevilhanas, Ritmus Academia de Dança, Beat Crew Dance Studio e da Associação Inspira Atitude, como convidada.

Uma aula aberta de tango argentino, seguida de atuação por bailarinos, decorre no dia 13, às 16h00, na Associação de Socorros Mútuos Setubalense, numa organização da Associação Oridanza – Cultura em Movimento.

Forró, samba e bolero, com Esmeralda e Geovane, e bachata e danças afrolatinas, pela Associação Setubailas, são os estilos que marcam o ritmo do dia 14 de maio, às 15h00, na Praça de Bocage.