Apresentação do filme "Itinerário - O meu caminho até Sebastião da Gama, no Salão Nobre dos Paços do Concelho

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, considerou a estreia do filme “Itinerário – O meu Caminho até Sebastião da Gama”, um marco nas comemorações do centenário de Joana e Luísa e Sebastião da Gama.


Apresentado na noite de sexta-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho, “Itinerário”, realizado por Alberto Pereira, com argumento de Salvador Peres e produção do movimento cultural Synapsis, aborda a obra de Sebastião da Gama, o Poeta da Arrábida, e a sua relação com a natureza, nomeadamente com a serra que exaltou.

“É um filme que celebra a vida e a obra de Sebastião da Gama, que nos retrata a Arrábida e que é o resultado de um trabalho de várias pessoas, nomeadamente do seu autor, Alberto Pereira, mas também do movimento Synapsis, que está na base de toda esta atividade”, acentuou o vereador Pedro Pina.

Na sessão, foi igualmente possível assistir a um concerto ao vivo do grupo musical e-Vox, do qual fazem parte Alberto Pereira e Salvador Peres, igualmente responsáveis pela banda sonora do filme.

O vereador da Cultura recordou que o programa comemorativo, com “grande atividade durante todo o ano de 2023”, termina no dia em que Sebastião da Gama completaria 100 anos, 10 de abril de 2024, depois de ter começado em 28 de fevereiro, data do centenário do nascimento da sua mulher, Joana Luísa.