Conferência Internacional de Riscos - Estratégia Turística do Município de Setúbal - Ricardo Oliveira

A importância da sustentabilidade e da acessibilidade na estratégia turística do município de Setúbal e o exemplo do programa “Arrábida Sem Carros e em Segurança” estiveram em destaque, na tarde de 17 de abril, na III Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania. 


“Identidade, sustentabilidade e inclusão são os três principais eixos da estratégia do turismo em Setúbal”, indicou Ricardo Oliveira, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, no encontro, a decorrer hoje e amanhã no Fórum Municipal Luísa Todi, com o tema “Turismo e Segurança”.

O “reforço da identidade e autenticidade da região como fator diferencial” é, segundo Ricardo Oliveira, essencial na estratégia municipal de “afirmação do turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental na região de Setúbal” e de “posicionamento de Setúbal como um dos destinos turísticos mais competitivos na Área Metropolitana de Lisboa”.

Daí a aposta municipal em nichos de mercado para diversificar a oferta e combater a sazonalidade, como o golfe, vinhos, gastronomia, birdwatching, percursos pedestres e acessibilidade e inclusão, e a promoção do destino e da oferta qualificada com “ações cirúrgicas nos mercados de interesse”.

Ricardo Oliveira recordou a trajetória da gestão das praias de Setúbal, que, desde 2017, ano em que Câmara Municipal assumiu a gestão “numa lógica de proximidade e melhor alocução de meios”, tem sido “feita com base num modelo de desenvolvimento sustentável”.

Anualmente, sublinhou Ricardo Oliveira, a Câmara Municipal de Setúbal “investe cerca de um milhão de euros nas praias, o que se traduz num grande esforço para o município”.

Tendo em conta que “o turismo acessível e inclusivo é essencial nesta estratégia”, a autarquia criou, em 2016, um grupo multidisciplinar dedicado ao território das praias da Arrábida e desenvolvimento de parcerias locais e promoveu alternativas de mobilidade ao veículo individual com a concretização do Programa Arrábida Sem Carros e em Segurança, implementado em 2018.

O reforço da rede de transportes públicos para acesso às praias, que “ganhou novas respostas com a entrada em funcionamento, em 2022, da Carris Metropolitana”, a criação de secções proibidas ao trânsito automóvel, a promoção da utilização de modos suaves, o controlo do estacionamento abusivo e a promoção do acesso por barco são objetivos deste programa.

“Antes, tínhamos uma situação caótica no trânsito durante a época balnear, causada pelo excesso de carros e pelo estacionamento abusivo à beira da estrada. Atualmente, temos praias acessíveis a todos durante a época balnear e devolvemos este património sensível às populações e a todos os que nos visitam.”

O acesso às praias em transporte público rodoviário e também a promoção da acessibilidade marítima, com “um importante investimento na ponte cais do Portinho da Arrábida”, têm sido “essenciais” para a concretização daqueles objetivos.

Tendo em conta a “apropriação do espaço público ao longo dos anos”, a Câmara Municipal desenvolveu também ações de regeneração urbana e demolição de estruturas ilegais.

Outro eixo estratégico do turismo setubalense é a criação de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida ou outras deficiências, com destaque para a implementação, em 2020, do Programa Praias Acessíveis de Setúbal, em resultado de uma candidatura à Linha de Financiamento do Turismo de Portugal para o Turismo Acessível.

A autarquia investiu na criação de condições para desfrutar de toda a extensão da praia, com a implementação de uma rede de passadiços nas praias de Albarquel, Figueirinha e Portinho da Arrábida, bem como para o acolhimento de grupos em espaços dedicados com sombreamento e apoio especializado ao banho.

Houve, igualmente, um aumento da oferta em termos de número e adaptação de instalações sanitárias e todo o mobiliário urbano foi substituído por mobiliário acessível, designadamente chuveiros, bebedouros e chuveiros com lava-pés.

A autarquia investiu, igualmente, na criação de novos acessos à praia, banho e estacionamento para pessoas com deficiência e na instalação de planos táteis que incluem um guia de áudio estático com mensagens em quatro línguas.

“No total, o Programa Praias Acessíveis de Setúbal materializou um investimento de mais de 408 mil euros em infraestruturas. Além disso, anualmente, são investidos oito mil euros no programa de voluntariado que contribui para o desenvolvimento das várias ações.”

Como resultado, a Praia de Albarquel, em 2020, e a Praia da Figueirinha, em 2021, foram consideradas a “Praia + Acessível em Portugal”.

Quanto a desafios futuros, Ricardo Oliveira destacou que “com toda esta requalificação, o território das praias tornou-se bastante atrativo para as empresas de entretenimento turístico, criando excesso de carga, seja em terra ou no mar, que terão de ser regulamentados”.

O responsável reforçou que a mobilidade e a promoção de meios alternativos de acesso continuará a ser “o elemento-chave para conciliar a utilização e sustentabilidade do território das praias, exigindo uma melhoria contínua”.

Ricardo Oliveira destacou, igualmente, que “o forte relacionamento e interação permanente com os operadores turísticos tem permitido a concertação da estratégia e posicionamento de Setúbal em mercados nacionais e estrangeiros”.

Sem parcerias e sem sinergias “nada seria possível”, pelo que o futuro “terá de continuar a ser construído com todos os agentes que utilizam este território, sempre com base na preservação dos ecossistemas que fazem da Arrábida um lugar único”, concluiu.

 

Notícias Relacionadas

Especialistas debatem Turismo e Segurança em conferência

“Turismo e Segurança” são temas em reflexão, a 17 e 18 de abril, na III Conferência Internacional, Riscos, Segurança e Cidadania, evento que se assume como uma referência em matéria de proteção civil.

14 Abril, 2023

Conferência reflete sobre ligação entre turismo e segurança

A importância da partilha de conhecimento para o estabelecimento de estratégias de segurança no setor do turismo foi destacada na manhã de 17 de abril pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins, na abertura da III Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania.

17 Abril, 2023

Proteção Civil com ação de relevo na atividade turística

O papel da Proteção Civil enquanto agente promotor de um destino turístico seguro esteve na manhã de 18 de abril em análise na III Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, a decorrer no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal. 

18 Abril, 2023

André Martins destaca papel de municípios na Proteção Civil

O contributo do Poder Local no fortalecimento da segurança perante os fatores risco foi destacado pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, no fecho de uma conferência internacional sobre segurança e cidadania.

18 Abril, 2023