Encerramento da III Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania

O contributo do Poder Local no fortalecimento da segurança perante os fatores risco foi destacado pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, no fecho de uma conferência internacional sobre segurança e cidadania.


“Os órgãos de poder municipal possuem o necessário potencial para serem agentes promotores de sinergias e saberes para a edificação da segurança face ao risco”, sublinhou André Martins na cerimónia de encerramento da III Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, subordinada ao tema “Turismo e Segurança”, que decorreu durante dois dias, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O presidente do município salientou que “importa encontrar respostas eficazes e eficientes que reforcem as comunidades, bem como o conjunto de atividades económicas e sociais que se desenvolvem nos territórios”.

O autarca, num apanhado das principais conclusões do encontro, apontou, como um dos conceitos mais significativos extraídos da iniciativa, que a “segurança no turismo constitui uma função complexa que envolve a intervenção de um vasto conjunto de entidades e agentes, alicerçada em sistemas plasmados em modelos de governança qualificada e planeada”.

André Martins salientou, igualmente, que a “segurança é um fator diferenciador que é bastante valorizado por amplos segmentos de turistas, pelo que o adequado investimento nas estruturas que a garantam deve constituir prioridade dos diversos níveis de governo”.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal realçou que o próprio evento, organizado pela Plataforma de Setúbal, integrada pelo município sadino, entre outras entidades, “se enquadra no trabalho que tem vindo a ser feito no concelho para implementar e desenvolver uma exigente cultura de segurança, trabalho em que tem sido central a proteção civil municipal, assim como todos os agentes com responsabilidades no socorro e na segurança”.

No leque de conclusões retiradas no decurso da conferência, André Martins destacou que a segurança humana está diretamente correlacionada com a noção de vulnerabilidade humana, o que permite a “identificação de ameaças e perigos que afetam cada indivíduo de uma forma ampla e integrada, nomeadamente no que se refere às dimensões económicas, sociais e políticas”.

O autarca frisou, ainda, “a necessidade de sociedades interconectadas e em rede”, para que a problemática da segurança ultrapasse a mera esfera de intervenção dos estados centrais.

No encerramento da III Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania foi atribuído o prémio de melhor resumo apresentado durante o evento, da autoria de Miguel Leal, investigador colaborador do CEG-IGOT, da Universidade de Lisboa.

O trabalho premiado reflete sobre o tema “Influências da rede de drenagem das características do relevo nas inundações urbanas de Lisboa”.

 

Notícias Relacionadas

Proteção Civil com ação de relevo na atividade turística

O papel da Proteção Civil enquanto agente promotor de um destino turístico seguro esteve na manhã de 18 de abril em análise na III Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, a decorrer no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal. 

18 Abril, 2023

Conferência reflete sobre ligação entre turismo e segurança

A importância da partilha de conhecimento para o estabelecimento de estratégias de segurança no setor do turismo foi destacada na manhã de 17 de abril pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins, na abertura da III Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania.

17 Abril, 2023

Estratégia turística destacada em conferência internacional

A importância da sustentabilidade e da acessibilidade na estratégia turística do município de Setúbal e o exemplo do programa “Arrábida Sem Carros e em Segurança” estiveram em destaque, na tarde de 17 de abril, na III Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania. 

18 Abril, 2023

Especialistas debatem Turismo e Segurança em conferência

“Turismo e Segurança” são temas em reflexão, a 17 e 18 de abril, na III Conferência Internacional, Riscos, Segurança e Cidadania, evento que se assume como uma referência em matéria de proteção civil.

14 Abril, 2023