"Ouvir a População, Construir o Futuro" | reunião na Escola Básica de Brejos do Clérigo - Azeitão

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, reiterou a 18 de abril, em plenário do “Ouvir a População, Construir o Futuro”, o prossecução do investimento público em Azeitão para reforço da atratividade e qualidade de vida do território.


Em novo encontro com a população na freguesia azeitonense, realizado na Escola Básica de Brejos do Clérigo, André Martins, acompanhado da vereação e da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, deu nota do trabalho já realizado, em curso e projetado para a zona de Brejos de Azeitão.

O compromisso de novos investimentos, dinamizados no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Azeitão, inclui a construção de um polo cultural multiusos, um pavilhão polidesportivo e a qualificação do Mercado de Brejos de Azeitão, a que acrescem obras de infraestruturação urbanística.

“Azeitão é das freguesias da Área Metropolitana de Lisboa que mais crescem”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que, apesar deste “sinal positivo”, apontou dificuldades existentes no território relacionadas com o crescimento desordenado e sem planeamento urbanístico que se verificou no passado.

Além dos anunciados projetos-âncora destinados a reforçar a centralidade de atração em Brejos de Azeitão, André Martins apontou um conjunto de obras de larga escala no território, com destaque para intervenções nas ruas de São Gonçalo e da Sociedade Musical de Brejos do Clérigo.

As intervenções nestes arruamentos são impulsionadas com o duplo objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, com a implementação de soluções urbanas mais contemporâneas e que visem, em simultâneo, mitigar as dificuldades de circulação rodoviária na sobrecarregada Estrada Nacional 10.

“Precisamos de arranjar vias alternativas ao trânsito da Nacional 10, pelo que vamos intervir na Rua de São Gonçalo, a partir da rotunda de inserção com aquela estrada nacional, numa extensão de cerca de dois quilómetros. Apesar dos condicionalismos, é a rua que tem melhores condições se constituir como alternativa.”

No encontro foi também realçado o trabalho progressivo que a Câmara Municipal de Setúbal, com a Junta de Freguesia de Azeitão, tem vindo a concretizar a nível de infraestruturação urbana, com a criação de passeios, sistemas de abastecimento de água e saneamento e também asfaltamentos.

Nesta matéria, o vereador das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, realçou que no período compreendido entre o início de 2022 e o final do primeiro semestre 2023, é contabilizado um “investimento superior a cinco milhões de euros na qualificação do território de Azeitão”.

O autarca frisou que “está a ser feito um esforço muito grande de requalificação do território azeitonense”, ao dar nota das 38 intervenções em curso e em fase de conclusão, a que se junta um “investimento brutal” que é necessário concretizar na esfera do saneamento básico.

Carlos Rabaçal falou ainda do reforço do abastecimento de água, com a execução de um novo furo de captação, e das obras realizadas ao nível de asfaltamentos. “Tínhamos cerca de quinhentas ruas por asfaltar. Faltam cerca de oitenta. É um trabalho progressivo que tem de ser acompanhado das devidas infraestruturas subterrâneas.”

Na esfera educativa, a vice-presidente da autarquia, que tem o pelouro da Educação, Carla Guerreiro, anunciou “o reforço do pré-escolar na Escola Básica de Vila Nogueira de Azeitão” e reiterou a necessidade de o Estado “criar um ensino secundário que sirva a população de Azeitão”.

O encontro do “Ouvir a População, Construir o Futuro” serviu ainda para auscultar expectativas e necessidades sentidas pela população em matérias relacionadas com urbanismo e infraestruturação de arruamentos, mobilidade e transportes, trânsito e sinalização, limpeza e higiene urbana e gestão de espaços verdes.

A importância destes plenários foi sublinhada pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins. “Neste espírito participativo, próximo e democrático, mais facilmente damos resposta a solicitações e encontramos, em conjunto, caminhos e soluções para resolver para necessidades das populações.”

A filosofia de trabalho foi partilhada pela presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, e reforçou que esta componente de gestão participativa permite a autarcas e técnicos “ter uma perspetiva global do território”, sobretudo no que respeita a situações apontadas pela população.

O programa municipal “Ouvir a População, Construir o Futuro” destina-se a aproximar a gestão autárquica da população do concelho, que tem, assim, oportunidade de apresentar diretamente aos eleitos assuntos que consideram de interesse sobre os locais onde vivem ou trabalham.

Este projeto, inédito a nível nacional, e que decorre da visão, do compromisso e da prática de Município Participado, transversal a toda atividade da Câmara Municipal de Setúbal, leva o Executivo e as juntas de freguesia a avaliar, em cada bairro, em cada rua, as necessidades sentidas pela população.