Presidente e vice-presidente da autarquia, André Martins e Carla Guerreiro, presentes na inauguração da sexta exposição de artes plásticas dos trabalhadores da Câmara Municipal, "Entre Nós", na Biblioteca Pública

Mais de duas dezenas de obras, da pintura à fotografia e ao vestuário de personagens de fantasia, compõem a sexta exposição de artes plásticas dos trabalhadores da Câmara Municipal, inaugurada na tarde de 18 de abril, na Biblioteca Pública.


“Numa organização onde há quase dois mil trabalhadores, naturalmente que há de haver muita gente que tem uma dedicação a outras atividades nos vários domínios das artes. Para mim, é uma surpresa esta iniciativa. Muitos parabéns a todos”, afirmou o presidente da autarquia, André Martins, na inauguração da exposição “Entre Nós”.

Acompanhado da vice-presidente, Carla Guerreiro, o autarca indicou esperar que a exposição, dinamizada pelo projeto municipal “Somos CMS” e patente ao público até 4 de maio, “seja um incentivo” para cada um continuar o trabalho artístico.

“Ter alguma ligação à arte é qualquer coisa que faz bem à nossa vida. Por isso, estamos todos de parabéns por termos na Câmara Municipal tantas pessoas dedicadas e espero que no próximo ano haja cá mais gente a mostrar a sua criatividade e as suas capacidades”, afirmou.

André Martins agradeceu à organização pelo “trabalho de envolvimento dos trabalhadores nos vários domínios”, salientando que isso contribui para a “formação e o bem-estar” de todos e, “muito importante”, para a união e o convívio além do trabalho.

Integrada nas comemorações dos 49 anos do 25 de Abril, a exposição “Entre Nós” reúne trabalhos de dez artistas plásticos que exercem funções nos diversos serviços do município, tendo como objetivo “valorizar os talentos” dos trabalhadores e “celebrar este grande coletivo através da beleza e da liberdade da arte”.

As pinturas sobre tecido de Ana Cristina Mateus e de acrílico sobre tela de Ana Patrícia Rodrigues e de Maria Teresa Matos, os trabalhos em aguarela, pastel, tinta permanente e colagem de Ângela Cassola, as fotografias de Bernardo Conceição, Jorge Brito, Natália Simões e Vera Martins, o “cosplay” de personagens de fantasia de Rita Rodrigues e as técnicas mistas do guardanapo e pintura acrílica de Sofia Ferreira resultam nos 24 trabalhos em exposição.

Num final de tarde concluído com a atuação musical do trabalhador municipal Nuno Godinho, que cantou e tocou viola, foi inaugurada a obra coletiva “Mulheres CMS. Mulheres de Abril”, enquadrada nas comemorações internas do Dia da Mulher e do 25 de Abril.

Trata-se de uma escultura de ferro idealizada pelos técnicos do projeto “Somos CMS” e executada pelos serralheiros do Departamento de Obras Municipais, decorada com cravos de Abril feitos por trabalhadoras. Foi sugerido às mulheres que continuem a fazer cravos para acrescentar à escultura, porque a obra, à qual foi dado o nome de “Luísa”, não está acabada.