Kids Dive com saída de campo entre marés na Praia de Alpertuche

A zona entre marés da Praia de Alpertuche, na Arrábida, foi a sala de aula, nos dias 20 e 21 de abril, para mais de uma centena de alunos, que estiveram à descoberta da riqueza e biodiversidade do Parque Marinho Luiz Saldanha.


Estas saídas de campo, dinamizadas no âmbito do projeto nacional de promoção de literacia dos oceanos “Kids Dive”, com a parceria local da Câmara Municipal de Setúbal, deram a conhecer espécies marítimas e o trabalho de biologia marinha a crianças e jovens do quarto e 8.º ano de escolaridade.

Acompanhados de biólogos marinhos, cerca de 120 alunos dos agrupamentos de escolas Barbosa du Bocage o Ordem de Sant’Iago, da Escola Secundária D. Manuel Martins e do Colégio Sant’Ana enriqueceram o conhecimento sobre a biodiversidade do Parque Marinho Luiz Saldanha.

Nesta ação, os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer métodos usados em investigação dos biólogos marinhos, observando os organismos recolhidos e colocados em tabuleiros/aquários na zona entre marés da Praia de Alpertuche, posteriormente devolvidos ao mar após a atividade.

O “Kids Dive” regressou este ano a Setúbal e, desde janeiro, já dinamizou visitas de estudo ao Oceanário de Lisboa, batismos de mergulho com atividades de sensibilização para a temática da proteção do oceano e workshops com o Jardim Zoológico de Lisboa e a Associação Portuguesa de Lixo Marinho.

O projeto de âmbito nacional, para crianças e jovens dos 8 aos 17 anos, é promovido pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em colaboração com várias entidades, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal, que financiou as atividades.

Esta iniciativa promotora de conhecimento e sensibilização para a sustentabilidade marinha, que fomenta a literacia sobre os oceanos, procura alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma “geração azul” mais participativa.

Em simultâneo, este projeto educativo nacional promove a abertura e o conhecimento do mundo subaquático a crianças e jovens, através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado nos princípios de “aprender fazendo” e de “conhecer para preservar”.

A primeira edição do “Kids Dive” em Setúbal foi realizada em formato virtual, devido à pandemia, no ano letivo 2020-2021. No ano letivo seguinte, já em regime presencial, envolveu cerca de seis de dezenas de crianças e jovens dos agrupamentos de escolas Sebastião da Gama e Luísa Todi.