141.º Aniversário da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

O trabalho desenvolvido pela Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense como polo de promoção da cultura foi enaltecido no dia 23 de abril pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na cerimónia comemorativa do 141.º aniversário da coletividade.


“Hoje, mais do que o aniversário da Perpétua Azeitonense, celebramos a vitalidade desta instituição. Celebramos o empenho e a vontade de muitos homens e mulheres que ao longo destes 141 anos quiseram e souberam edificar em bases sólidas a instituição azeitonense”, afirmou o autarca, no evento realizado no Auditório Carlos Alberto Ferreira Júnior.

Para André Martins, a coletividade continua a ser um polo de promoção da cultura, uma verdadeira escola de cidadania”, onde “se ensina e aprende música, e se mantém a tradição sem nunca parar de olhar para o futuro”.

O presidente do município salientou que o concelho de Setúbal e a freguesia de Azeitão “precisam de mais pessoas como as que constroem a Perpétua”, para que se continue “a apostar decisivamente no desenvolvimento da Cultura”.

André Martins, que entregou um busto de Luísa Todi à presidente da coletividade, Graça Pereira, considerou que a riqueza produzida pelas coletividades “é difícil de medir”, mas pode ser encontrada em toda a sociedade portuguesa.

Das “coletividades saem os melhores músicos, desportistas, artistas e promotores da cultura popular” e é nelas “que se formam dirigentes associativos de grande qualidade e se frui a cultura e pratica o desporto”, frisou.

André Martins, que saudou “calorosamente esta coletividade, todos os que a ajudam e ajudaram a construir e os que no dia a dia prescindem dos tempos livres para promover a cidadania, a cultura, o lazer e o saber”, garantiu que a Câmara Municipal continuará “a apoiar coletividades como a Perpétua e, em especial, o trabalho que promovem na formação dos jovens”.

Já a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, desafiou o público a ser “amigo da Perpétua” e a ajudar a instituição a melhorar.

“Não chega dizer o que está mal. Há que dizer também como é que se pode melhorar. Apontar para dizer o defeito é fácil. O difícil é a cada ano de eleições formar um grupo de trabalho para analisar o que está mal e trabalhar para construir.”

Sónia Paulo referiu ainda que a junta “vai presentear a Perpétua Azeitonense com um valor monetário”, além de outros apoios que concede regularmente e que vai continuar a dar.

“Estamos cá para este trabalho de parceria por muitos anos, enquanto a democracia nos permitir.”

A presidente da coletividade, Graça Pereira, destacou o trabalho da Perpétua Azeitonense na área da formação, dando como exemplo a Escola de Dança, que “é reconhecida como uma escola que apresenta alunos com uma elevada qualidade técnica”.

A dirigente realçou que a instituição “começa muito cedo a construir o saber estar” e confessou que “este é um privilégio que as direções vão tendo nas mais variadas disciplinas, quer seja na música, dança, teatro ou deporto”.

Graça Pereira sublinhou que a coletividade desenvolve “um grande número de atividades”, o que é possível “graças ao apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão”.

A cerimónia de aniversário, que incluiu um concerto pela banda filarmónica, com a participação especial de Ana Brissos, reservou ainda a entrega de diplomas especiais de 25 e 50 anos de associados.

As atividades da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense incidem na música, no teatro, na dança e nas marchas populares.