Vereador Carlos Rabaçal e presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, na celebração do quarto aniversário do espaço do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade na Bela Vista

O vereador da Câmara Municipal de Setúbal Carlos Rabaçal e o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, salientaram em 25 de abril o sucesso do projeto Nosso Bairro, Nossa Cidade enquanto programa de democracia participativa que cumpre os valores de Abril.


No dia do 49.º aniversário da Revolução do 25 de Abril, os dois autarcas participaram num almoço-convívio dos moradores do território do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade (NBNC), que serviu igualmente para celebrar o quarto aniversário do espaço do projeto situado na Bela Vista, o qual foi inaugurado em 25 de abril de 2019.

Criado em 2012 pela Câmara Municipal, com diversas parcerias, incluindo Junta de Freguesia de S. Sebastião e os próprios moradores, o programa NBNC decorre nos bairros da Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Quinta de Santo António e Manteigadas.

O objetivo é permitir que os moradores, de forma participada e com organização autónoma, assumam a responsabilidade do território onde vivem, decidindo o que ali deve ser realizado.

O vereador Carlos Rabaçal considerou que o programa NBNC “é genuinamente uma tradução de Abril” porque “as pessoas podem discutir, decidir, fazer, analisar, criticar, dizer o que pensam, produzir, criar”, além de terem “processos de educação e de elevação da sua capacidade, da sua humanização”, o que lhes permite criarem “outras condições de vida”.

Depois de recordar que a habitação é “um direito inalienável” conquistado com o 25 de Abril e que em breve os edifícios vão ser reabilitados, “para que as pessoas tenham melhores condições de vida nas suas casas”, o autarca considerou que “cumprir Abril é também” cada um ter “a capacidade e o poder de decidir” a sua vida.

“Quem manda nestes bairros é o povo dos bairros, quem tem a opinião fundamental sobre o que fazer aqui é o povo dos bairros. A Junta e a Câmara acompanham, ajudam a resolver, mas cada um, e todos juntos em coletivo, sabem o que querem e sabem o que precisam”, afirmou. “O apelo que vos fazia é que continuem a fazer como têm feito, a exercer a democracia todos os dias”.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, também considerou que o programa NBNC está a “cumprir os valores de Abril” e a “aprofundar a democracia”, porque esta não se resume à possibilidade de votar periodicamente em eleições.

“É fundamental que as pessoas participem também pelo voto, mas a democracia cumpre-se em várias outras dimensões, na dimensão artística, quando estamos com os nossos concidadãos a construir um jardim, quando estamos a pintar um edifício, quando estamos a fazer um almoço de convívio. Estas são expressões da nossa liberdade que temos de cumprir todos os dias”, disse.

Nuno Costa salientou que “é isso que o programa tem feito ao longo dos tempos”, pois trata-se de “uma expressão de participação, de organização popular, que leva as pessoas a decidirem das suas vidas, a decidirem qual é o futuro que querem para si e para os seus concidadãos, para os seus vizinhos, para os seus pares”, ou de que forma “organizam as férias dos mais jovens”.