Venham Mais Vinte e Cincos - Comemorações dos 49 anos do 25 de Abril - Piquenique e Arraial da Liberdade

O Parque de Vanicelos recebeu no dia 29 de abril o Piquenique e o Arraial da Liberdade, iniciativa na qual a União das Freguesias de Setúbal e a Câmara Municipal celebraram com a população a devolução ao público do Parque de Merendas da Comenda.


O Supremo Tribunal de Justiça decidiu recentemente que os proprietários da Quinta da Comenda não são donos da parcela que corresponde à área do parque de merendas, que “há décadas é ocupado pela população para convívio e bem-estar”, lembrou o presidente do município, André Martins.

O autarca afirmou que a utilização daquele espaço é do interesse público e que, por isso, a Câmara Municipal de Setúbal “tem lutado, e vai continuar a lutar, contra aqueles que não sabem viver em democracia, nem sabem reconhecer os direitos do povo”.

André Martins sublinhou que ainda decorria o processo judicial pelo reconhecimento do direito à utilização pública do parque de merendas, quando o município setubalense entrou em negociações com a Agência Portuguesa do Ambiente, entidade responsável pela gestão do domínio hídrico na Comenda, para assumir competências naquela parcela de terreno.

“Na próxima quarta-feira [3 de maio] vai a reunião pública de câmara um protocolo em que a APA cede à câmara municipal o direito a gerir aquele espaço. São várias ações e caminhos que temos percorrido para demonstrar que quem mais ordena é o povo.”

As primeiras edições do Piquenique e do Arraial da Liberdade, iniciativa realizada no âmbito das comemorações do 25 de Abril, decorreram no Parque de Merendas da Comenda, que, recordou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, “é um local emblemático da freguesia para a realização de piqueniques e convívios”.

O autarca encara com grande satisfação a recente decisão judicial. “A Comenda vai voltar a ser um espaço público e de convívio. É uma boa notícia que temos no 25 de Abril e que nos enche de satisfação e convicção de que vale a pena lutar pelo que é justo.”

O Piquenique e o Arraial da Liberdade proporcionaram momentos de boa disposição e convívio com um almoço oferecido pela União das Freguesias de Setúbal, animação musical, atividades culturais e uma mostra do trabalho do movimento associativo.

A iniciativa, “num dos parques mais bonitos da cidade”, enalteceu André Martins, “comemora a conquista da liberdade, da democracia e do Poder Local”, sendo que este “é uma das conquistas mais importantes do 25 de Abril de Abril de 1974, pois os autarcas fizeram tudo o que estava ao seu alcance para criar melhores condições para a vida das populações em todo o país”.

André Martins sublinhou ainda a importância das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril que em Setúbal têm um programa especial, designado de “Venham Mais Vinte e Cincos”, organizado pela Câmara Municipal em conjunto com as juntas de freguesia.

“É um programa a decorrer em quatro anos com auge em 2024 e que deixará marcas para o futuro. Escolhemos Zeca Afonso como referência para estas comemorações, pois é uma referência muito forte da nossa região e que deu um contributo fundamental para a cultura portuguesa.”