Dia Mundial da Dança | Academia de Dança Contemporânea de Setúbal

O Dia Mundial da Dança continua a ser celebrado em Setúbal até dia 14 de maio com workshops, aulas e oficinas de dança afrolatina e brasileira ou hip-hop e tango, em vários espaços do concelho.


O programa “Setúbal a Dançar”, a decorrer desde 28 de abril numa organização da Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o movimento associativo, é uma oportunidade para o público, de todas as idades, desfrutar a arte da dança através de aulas abertas, workshops, exibições e espetáculos.

No dia 6, entre as 10h00 e as 18h00, há palco para aulas de dança, no Espaço Monstro – Centro de Artes Performativas, localizado no número 2 da Rua da Figueira Grande, na Bela Vista, com workshops de hip hop, ballet, “african dance roots”, jazz, danças de salão, zumba e sevilhanas, dirigidos por professores, com entrada livre.

No dia 7, entre as 14h30 e as 18h15, companhias e grupos de dança, escolas e associações do concelho participam em exibições no Jardim do Bonfim.

Neste evento participam a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, o Estúdio de Dança Kelly Nakamura, a Noisy Crew, a Andreia Gravata – Dança Oriental, o Catarina Branco Oriental Studio, a UDR Pontes Sevilhanas, a Ritmus Academia de Dança, o Beat Crew Dance Studio e a Associação Inspira Atitude, como convidada.

Uma aula aberta de tango argentino, seguida de atuação por bailarinos, decorre no dia 13, às 16h00, na Associação de Socorros Mútuos Setubalense, numa organização da Associação Oridanza – Cultura em Movimento.

Forró, samba, bolero, bachata e danças afrolatinas são os estilos que marcam o ritmo do dia 14 de abril, às 15h00, na Praça de Bocage, numa iniciativa organizada pela Associação Setubailas.

Até ao final de maio, ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança, várias escolas de dança do concelho abrem as portas à comunidade exterior para aulas gratuitas, limitadas à lotação dos espaços onde se realizam.

Instituído pelo Comité Internacional da Dança da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, em 1982, o Dia Mundial da Dança é celebrado na data de nascimento do bailarino, mestre de bailado e autor da obra teórica “Lettres sur la Danse”, Jean-Georges Noverre, considerado um dos pioneiros da dança moderna.

 

Documentos Relacionados