António Chainho convidou Marta Pereira da Costa para o concerto em Setúbal

Concertos com António Chainho e Marta Pereira da Costa e com Tatanka & Tiago Nacarato, realizados a 5 e 6 de maio, no Fórum Municipal Luísa Todi, marcaram o arranque da programação de Setúbal do festival Soam as Guitarras.


A sétima edição do evento trouxe à cidade, na noite de 5 de maio, o embaixador do festival e mestre da guitarra portuguesa António Chainho, para um espetáculo intimista, no qual esteve acompanhado da guitarrista Marta Pereira da Costa e do quarteto de cordas Naked Lunch.

No concerto, António Chainho proporcionou uma viagem musical pela carreira e, simultaneamente, apresentou o mais recente trabalho, “O Abraço da Guitarra”, o qual, além de temas inéditos, integra um tributo a instrumentistas e compositores de fado, entre os quais Raul Nery, Armandinho, Santos Rocha e José Nunes.

O segundo dia do festival Soam as Guitarras em Setúbal reservou, na noite de 6, igualmente na principal sala de espetáculos setubalense, a atuação da dupla Tatanka & Tiago Nacarato, num concerto de cumplicidade em que os dois músicos partilharam com o público temas originais e canções de outros compositores.

O Soam as Guitarras, que se realiza pelo quarto ano consecutivo em Setúbal, prossegue nos dias 12, 13 e 14 com mais três concertos, todos no Cinema Charlot – Auditório Municipal, sempre com início às 21h30 e entradas a 12,5 euros, à venda no equipamento municipal e na Bilheteira Online.

No dia 12, há um concerto do guitarrista Pedro de Castro com o cordofonista cabo-verdiano Jon Luz, no qual os dois músicos partilham uma viagem pelas paisagens sonoras das raízes musicais que expressa a universalidade da guitarra e o ponto de confluência de culturas que Portugal representa.

No dia seguinte, a 13, o guitarrista e produtor setubalense Sérgio Miendes está “Entre Amigos” e partilha o palco com outros músicos de Setúbal com os quais tem colaborado ao longo dos anos, como A Garota Não, Pedro Banza, Miguel Reis, Pedro Franco, Tiago Morais e Renato Sousa.

O encerramento do festival Soam as Guitarras em Setúbal está agendado para o dia 14, com um concerto pelo cantor e compositor britânico Scott Matthews, que se encontra a realizar uma turné europeia com a nova edição do sétimo trabalho discográfico, intitulado “New Skin”.

A sétima edição do Soam as Guitarras, que se estende igualmente a Oeiras e a Póvoa do Varzim, é coorganizada pela Ghude e pelas câmaras municipais de Setúbal, de Oeiras, Évora e de Póvoa de Varzim, com as parcerias da Cision e, enquanto media partners, da Antena 1 e da RTP.