Noite Europeia dos Museus - Ziguezagueando pelos museus municipais

Os espaços museológicos municipais de Setúbal estão em festa com programas especiais gratuitos para o público nos dias 13 e 18 de maio, para comemorar a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus.


A inauguração da exposição “Em cena: o teatro de Lauro António” a 13, às 21h00, na Casa das Imagens, é um dos destaques do programa da Noite Europeia dos Museus, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.

A mostra, que integra as comemorações do segundo aniversário da Casa das Imagens Lauro António, é composta por fotografias, documentos e outros materiais que revelam a paixão e o trabalho desenvolvido pelo cineasta na área do teatro.

As peças de teatro originais manuscritas e datilografadas, recortes de imprensa, fotografias de cena, o caderno de Lauro António com desenhos e anotações de cena, o cartaz e outros materiais relativos à peça “A Encenação”, estreada em 1991 no Fórum Luísa Todi, são alguns exemplos do acervo partilhado nesta exposição

Será também exibido um filme com testemunhos atuais de atores e outros profissionais de teatro que trabalharam diretamente com Lauro António, de que são exemplos Célia David, Duarte Victor, Isabel Ganilho, Florbela Oliveira, Filipe La Féria e o filho Frederico Corado.

A exposição “Em cena: o teatro de Lauro António” pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao sábado, das 14h00 às 18h00, até 31 de maio, e das 15h00 às 19h00, entre 1 de junho e 15 de setembro.

A Noite Europeia dos Museus proporciona um conjunto de atividades culturais nos equipamentos museológicos municipais, que se encontram de portas abertas fora de horas, entre as 21h00 e as 23h00.

A partir do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, às 21h00, a visita “Ziguezagueando II”, leva o público à descoberta do vasto património museológico da cidade, com inscrições pelo endereço de correio eletrónico gabphc@mun-setubal.pt.

Meia hora depois, a visita encenada “ORA ET LABORA – vida e sustentabilidade no Convento de Jesus” dá a conhecer o interior daquela joia da arquitetura manuelina e ajuda a perceber como seria a vida conventual das freiras.

A iniciativa carece de inscrição prévia, a qual deve ser feita através dos contactos 969 754 106 ou conventojesus@mun-setubal.pt.

A Noite Europeia dos Museus é também pretexto para visitar, gratuitamente, as exposições temporárias e de longa duração patentes em vários espaços museológicos.

No Museu de Setúbal/Convento de Jesus é possível visitar a mostra “Coleções do Museu”, com cerca de cinco dezenas de peças do acervo deste equipamento.

No Museu do Trabalho Michel Giacometti estão disponíveis as mostras Mundo Rural – “Ao Encontro do Povo” – Coleção Etnográfica de Michel Giacometti, Indústria Conserveira – “Da Lota à Lata” e Mercearia Liberdade – “Um Património a Salvaguardar”, a que se junta a temporária “Adriano 80 anos | Vida e Obra”, patente até 3 de junho.

Já na Galeria Municipal do Banco de Portugal há para ver “Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”, com peças arqueológicas e obras de arte sacra e contemporânea, e “Antimonumentos”, com esculturas de Virgílio Domingues.

“Arte dos séculos XVII e XVIII” e “Coleção de Instrumentos de Ciência Náutica de Ireneu Cruz” são as propostas da Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco, enquanto na Galeria Municipal do 11 está, até 3 de junho, a mostra “João Duarte. 45 anos de escultura”.

Na Casa Bocage, além de visitas livres à exposição permanente “Bocage – Polémico, Discutido, Genial” e à mostra documental e de material fotográfico do Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro, é possível participar numa visita guiada ao espaço municipal, a partir das 21h30, com inscrição prévia pelo contacto telefónico 265 229 255 ou pelo email casabocage@mun-setubal.pt

“História de uma Vida Breve – os álbuns fotográficos de Joana Luísa e Sebastião da Gama” é a mostra patente até 31 de maio na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, em Azeitão.

Estas exposições, temporárias e de longa duração, podem também ser apreciadas nas comemorações, a 18 de maio, do Dia Internacional dos Museus, este ano subordinadas ao tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, que reservam em Setúbal um programa especial de atividades para todos os públicos.

No Museu de Setúbal/Convento de Jesus, às 10h00 e às 14h00, repetem-se as visitas encenadas “ORA ET LABORA – vida e sustentabilidade no Convento de Jesus” com marcações pelo telefone 969 754 106 ou pelo correio eletrónico conventojesus@mun-setubal.pt.

Na Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, a partir das 11h00, há “Livros Animados e Ilustrados”, workshop promovido pela Casa Nic e Inês, para criação de um diferente tipo de livro ou mecanismo de papel, usando desenho e pintura.

No final da iniciativa, que conta com a participação de um grupo de jovens da APPACDM de Setúbal, cada participante fica com um livro construído por si.

À tarde, com início às 14h00, realiza-se a sessão “O Cinema e as Alterações Climáticas”, com a exibição do filme de animação “Wall-E” e do filme “PLAAC-Arrábida”, que dá o mote para uma reflexão com a participação da chefe do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental, Cristina Coelho.

As inscrições para estas iniciativas devem ser feitas pelo email casadasimagens@mun-setubal.pt .

O lançamento de um folheto de atividades infantojuvenis convida os visitantes mais novos a partir “À Descoberta de Joana Luísa e Sebastião da Gama na Casa-Memória”, em Azeitão.

Já no Museu do Trabalho Michel Giacometti realiza-se a palestra “A importância da Ginástica Laboral”, às 10h30,

A iniciativa, com inscrições obrigatórias pelo email museu.trabalho@mun-setubal.pt, é conduzida pela coordenadora da Licenciatura em Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Ana Pereira.

A Casa Bocage apresenta os novos recursos educativos “Fotografias que contam histórias”, às 10h00 e às 14h00, e “Américo Ribeiro e nós”, às 16h30. Mais informações sobre estas iniciativas podem ser obtidas pelos contactos 265 229 255 e casabocage@mun-setubal.pt.