Espetáculo "O Mundo Ideal", na Mostra da Casa do XXIV Express'Arte

Um mundo ideal e perfeito foi apresentado por cerca de sessenta utentes da APPACDM num espetáculo realizado no dia 12 no Auditório José Afonso, no âmbito do 24.º Express’Arte, festival a decorrer em Setúbal e Palmela.


Com “O Mundo Ideal”, utentes dos vários CACI – Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APPACDM de Setúbal demonstraram, com recurso a diferentes valências artísticas, a forma como concebem e percecionam o que poderia ser um universo perfeito.

Teatro físico e oral, cenografia e adereços, dança e música, todo o espetáculo foi desenvolvido pelos utentes, que ao longo de quase uma hora partilharam com o público de Setúbal presente no Auditório José Afonso “O Mundo Ideal”.

A atuação, que contou com o envolvimento da Passos e Compassos, resulta do projeto Mostra da Casa, que envolve todos os CACI da delegação sadina da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e que, na edição deste ano, apresentaram pela primeira vez um espetáculo em conjunto, em vez de diferentes atuações independentes, tal como acontecera em anos anteriores.

O XXIV Express’Arte – Encontro de Expressões Artísticas teve início no dia 3 e decorre até 18 de maio, com um programa de atividades repartido entre Setúbal e Palmela, organizado pela APPACDM de Setúbal, com apoio das câmaras municipais dos dois concelhos e de outras entidades.

Desde 1999 que o Express’Arte se constitui como um espaço de valorização e divulgação das potencialidades da população com deficiência ao nível da expressão artística e da criatividade, promovendo os seus trabalhos a nível distrital e nacional.