Cavala

Uma degustação comentada e uma atividade pedagógica enriquecem o programa da Semana da Cavala 2023, a decorrer em Setúbal entre 19 e 28 de maio, com mais de três dezenas de restaurantes sadinos a apresentarem menus especais.


Durante a iniciativa da Câmara Municipal, dinamizada no âmbito de projeto de promoção turística e de produtos regionais “Setúbal Terra de Peixe”, 32 estabelecimentos de restauração do concelho incluem nas ementas pratos especialmente centrados na cavala.

Além das formas mais tradicionais de confeção deste pescado tradicional da costa sadina, alguns restaurantes incluem propostas mais elaboradas, como A Casa do Peixe, que sugere cavalinha ao vapor e cavala de bacalhau, o Decor & Salteado, com timbale de cavala, ou Omotenashi, que promove durante esta semana tártaro e sashimi de cavala.

Paralelamente, o programa da Semana da Cavala desenvolve “Encontros Prováveis”, com visita guiada à sede do Clube Recreativo Palhavã, seguida de degustação comentada pela chef Isabel Fonseca da Docapesca, no dia 20, às 18h00.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição até ao dia 18, através desta ligação.

A vida da cavala é a proposta temática de uma oficina pedagógica agendada para 27 de maio, às 17h00, na Biblioteca Pública Municipal, de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória até 25 de maio aqui.

A oficina, destinada a maiores de 3 anos, dá a conhecer mais pormenores sobre a alimentação e o habitat do peixe.

A Semana da Cavala conta com os apoios da Docapesca, do Turismo de Portugal, do Clube Recreativo Palhavã e da Quinta de Alcube.