15.º Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado de Clubes - cerimónia de abertura

O 15.º Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado de Clubes, a decorrer em Setúbal, é, além do aspeto competitivo, uma oportunidade para cativar os participantes a voltar para usufruírem da cidade, afirmou o presidente da Câmara Municipal.


“É para nós uma honra muito grande receber estas delegações de pescadores, que vão ter a oportunidade de usufruir desta paisagem, deste rio azul, o Rio Sado, que tem uma das mais belas baías do mundo, e da nossa Serra da Arrábida, com aquele verde sempre muito forte que vos acompanhará nos dois dias de pesca que vão ter na nossa costa”, acentuou André Martins, na cerimónia de abertura, realizada em 14 de maio.

O autarca considerou que, “com todo este ambiente, estão criadas as condições para uma boa pesca”, esperando que no final da prova “todos fiquem muito satisfeitos com as condições que aqui estão criadas para desenvolver esta atividade” e instou os participantes a visitarem a região depois da competição.

“Eu espero, e os setubalenses esperam, que, depois desta iniciativa, voltem a Setúbal para usufruírem melhor destas condições naturais que nós aqui temos. Muito obrigado a todos e boa pesca”, desejou.

O 15.º Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado de Clubes, a decorrer até sábado, reúne mais de uma centena dos melhores praticantes da modalidade, num total de 19 equipas de cinco países, incluindo a do setubalense Grupo Desportivo “Os Amarelos”.

Na cerimónia de abertura, na qual esteve ainda presente o vice-presidente da Federação Internacional de Pesca Desportiva – Mar (FIPS-M), Alberto Marchi, as comitivas desfilarem a pé desde a Doca dos Pescadores até ao Cais 3, onde tiveram lugar os discursos, foram tocados os hinos nacionais e houve uma atuação do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão.

O presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar (FPPDAM), Carlos Vinagre, salientou que “a bela cidade de Setúbal” oferece “as condições ideais para a prática desta modalidade” e desejou que os participantes “aproveitem ao máximo” a estadia e tenham “uma experiência inesquecível” durante o Campeonato do Mundo.

“Este é um evento que reúne os melhores pescadores do mundo e representa uma oportunidade única para partilhar conhecimentos, técnicas e experiências de pesca. Mas, acima de tudo, é uma oportunidade para se divertirem e desfrutarem da beleza do mar e da natureza”, sublinhou.

O 15.º Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva em Barco Fundeado de Clubes, que decorre na orla costeira de Setúbal, onde esta prova já se disputou em 2014, é organizado pela FPPDAM, com o apoio da Câmara Municipal.

Portugal participa com cinco clubes, GD “Os Amarelos”, CPND Albufeira, CCP Cavaquense, CPC Amorim e Dias e CN Povoense, o mesmo número de Espanha, que concorre com Club Náutico Santa Lucía, Club Náutico Marina Internacional, CS Arsenal, Club Pescadores D. Valencia e Club Pesca Mar Sport.

A Itália apresenta igualmente cinco clubes, Lega Navale Italiana, Seasporting Portobaseleghe Artico, APSD Golfo Dei Poeti La Spezia, Liberi Del Brenta ASD e Lenza Emiliana Tubertini, enquanto a Suíça apenas tem em prova o Club Genevois de Pêche en Mer e a Bélgica conta com três clubes inscritos, Robby Fish ZC, Les Hameçons des Mers Soignies e De Egleghemse Zeevissers.

As equipas chegaram a Setúbal no dia 13 e deixam-na a 20, estando a competição prevista para entre os dias 15 e 18, com partida às 07h00 da Doca dos Pescadores, junto ao Maravilha do Sado, e final às 14h00. O primeiro destes quatro dias é dedicado aos treinos e 19 de maio ficou como dia de reserva, para o caso de não ser possível pescar nalguma das datas previstas.

A cerimónia de encerramento está marcada para as 19h00 de dia 19, uma hora antes de se realizar o jantar de gala.