Exposição "Dia da Liberdade"

Uma exposição das maquetas do concurso “Dia da Liberdade” foi inaugurada na tarde de 13 de maio, na Biblioteca de Azeitão, numa iniciativa que anunciou a escultura vencedora, que será instalada no Parque da Bacalhôa no dia 25 de abril de 2024.


A mostra resulta de um projeto da Junta de Freguesia de Azeitão, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que desafiou os artistas plásticos portugueses a criar uma peça escultórica que evoque a memória da Revolução do 25 de Abril de 1974.

A escolha do júri, composto pela presidente da junta, Sónia Paulo, pela escultora Luísa Perienes e por Graciete Vaz, representante da comunidade azeitonense eleita pelas várias forças políticas representadas na Assembleia de Freguesia, recaiu sobre a peça “A Revolução do 25 de Abril”, concebida por Pedro Silva.

A escultura, em chapa, de cor vermelha e em forma de ave com um cravo numa das asas e palavras de ordem usadas pela população na altura da revolução, ficará em destaque no Parque da Bacalhôa e será inaugurada nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Para o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, a inauguração da exposição “Dia da Liberdade” e a revelação da escultura vencedora é um momento importante, pois trata-se de “uma peça de arte que vai representar a passagem dos 50 anos do 25 de Abril e que vai ser exposta publicamente num parque da freguesia”.

O autarca, que confessa ficar “sempre muito emocionado” quando fala do 25 de Abril, considera que o Poder Local “é uma das conquistas mais importantes da revolução”, pelo papel que desempenha na “transformação do território, no envolvimento das pessoas e na capacidade de resolver os problemas das populações”.

André Martins sublinhou que a Junta de Freguesia de Azeitão contribui com a escultura pública “Dia da Liberdade” para o desenvolvimento do programa “Venham Mais Vinte e Cincos”, dinamizado pela Câmara Municipal com diversas parcerias, composto por projetos e de iniciativas para comemorar a passagem dos 50 anos do 25 de Abril.

“O nosso grande objetivo é que a esmagadora maioria da população do concelho se possa reconhecer neste programa”, destacou o autarca.

O projeto “Venham Mais Vinte e Cincos”, que evoca Zeca Afonso, “figura incontornável da transformação profunda ocorrida no país”, visa também “deixar marcas físicas para perpetuar a memória” do cantautor no território, de que é exemplo a estátua que foi inaugurada no rossio de Vila Nogueira de Azeitão, neste dia 25 de abril.

A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, agradeceu o empenho dos artistas que concorreram ao concurso “Dia da Liberdade” e que foram desafiados “a representar numa obra de arte pública a sua visão daquilo que foi, é e continuará a ser a Revolução dos Cravos”.

A autarca considera que todos os trabalhos apresentados podiam ter sido escolhidos para figurar no Parque da Bacalhôa, pois “cada uma das peças mostra uma perspetiva diferente, interessante e com grande potencial de trabalho para as próximas gerações”.

Pedro Silva, autor da escultura vencedora, referiu que a peça que idealizou “é um trabalho muito simples, destinado à comunidade” e cuja inspiração reside na forma como vivenciou a Revolução dos Cravos.

“Eu vivi o 25 de Abril e foi muito importante para mim. Lembrei-me do que tinha sido importante naquela altura. Por isso a peça tem um cravo e palavras de ordem inscritas numa chapa com uma dupla leitura, porque a liberdade permite-nos ver as coisas de diferentes modos.”

Já a forma da escultura, que parece as asas de uma ave, é inspirada na canção “Somos livres (uma gaivota voava voava)”, de 1974, que “na altura passava muito na rádio”.

As maquetas apresentadas no concurso “Dia da Liberdade” podem ser admiradas na exposição patente até 1 de junho na Biblioteca de Azeitão, de entrada gratuita, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, assim como aos sábados entre as 14h00 e as 18h00