Maio Diálogo Intercultural - apresentação do vídeo "Tudo o que nos une"

Um vídeo que mostra a diversidade do concelho de Setúbal e o que têm em comum pessoas e grupos de diferentes origens foi apresentado no dia 18 de maio no âmbito do programa municipal “Maio, Diálogo Intercultural 2023”.


Representantes das entidades parcerias da Câmara Municipal na produção do recurso audiovisual “Tudo o que nos une” encheram o auditório da Casa da Largo para assistir à exibição do vídeo, que contou com a participação de cerca de seis dezenas de pessoas de diferentes grupos de pertença e com características diversas no que diz respeito a experiências de vida, idade ou género.

O objetivo deste recurso, cujas gravações decorreram nas instalações da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, é promover a diversidade e a interculturalidade, através da sensibilização da comunidade para a importância da sua aceitação e valorização e da promoção das práticas dos direitos humanos, a igualdade e a interação positiva.

A produção do vídeo contou com a participação da Associação de Angolanos e Amigos de Angola (4AS), o Centro Cultural Africano (CCA), a Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (SEIES), o Moto Clube de Setúbal, o Grupo EnvelheSeres, grupos informais de comunidades migrantes e sócios do Vitória Futebol Clube.

Em maio, Setúbal celebra a diversidade e o diálogo intercultural, com a participação de pessoas de diferentes origens, experiências e saberes, valorizando o que une a população.

O programa “Maio, Diálogo Intercultural 2023”, que envolve diversas parcerias, decorre até dia 27 com várias iniciativas, que incluem, no dia 20, às 15h00, na Casa das Imagens Lauro António, a exibição do documentário “Cesária Évora”, o qual oferece imagens e uma visão inéditas sobre a vida da cantora cabo-verdiana.

A 23 de maio, às 14h30, a EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza / Distrito de Setúbal organiza, com o apoio da autarquia, uma oficina online de storytelling para profissionais e agentes de intervenção em contexto comunitário e intercultural, pela plataforma Zoom, na qual são abordadas as potencialidades do processo de construção de histórias e narrativas em contexto intercultural.

Esta iniciativa, para a qual as inscrições são feitas nos e-mails setubal@eapn.pt e setubal.territoriointercultural@mun-setubal.pt, tem como objetivo partilhar conhecimentos sobre os princípios e potencialidades do storytelling e de uma experiência da sua aplicação em contexto de interculturalidade.

O programa fica concluído com uma tertúlia gastronómica intercultural marcada para as 15h00 de 27 de maio no Centro de Cidadania Ativa, onde tem lugar uma oficina de culinária, com jantar e convívio intercultural, que inclui a partilha de histórias, tradições e receitas de diferentes países.

A participação na tertúlia culinária, organizada pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social e pelo Centro de Cidadania Ativa, com o apoio da Câmara Municipal, requer inscrição prévia através do número de telefone 265 547 450 ou do email claudiaandre@cooperativaseies.org.

A Câmara Municipal tem sete entidades parceiras no programa “Maio, Diálogo Intercultural 2023”, nomeadamente 50 CUTS – Associação Cinematográfica, Associação de Angolanos e Amigos de Angola (4AS), Associação dos Imigrantes Romenos Mica Romanie, Centro Cultural Africano (CCA), ICE – Instituto das Comunidades Educativas, SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social e EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza / Distrito de Setúbal.

Neste programa, o município conta ainda com o apoio da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, do Moto Clube de Setúbal, do grupo EnvelheSeres e dos sócios do Vitória Futebol Clube.