Primeiro concerto em sala do festival esteve a cargo de Camané

A importância cultural, educativa e inclusiva do Festival Internacional de Música de Setúbal foi destacada pela vereadora da Câmara Municipal Rita Carvalho, na noite de 20 de maio, no Fórum Luísa Todi, que acolheu um concerto de Camané.


“Este é um evento que marca fortemente a agenda cultural, educativa e de integração social da cidade, que apela à criação artística com músicos de renome internacional e projetos de formação no concelho”, afirmou a autarca, no primeiro concerto em sala do festival que se realiza até 28 de maio.

Camané, um dos artistas em destaque na programação da 11.ª edição do Festival de Música de Setúbal, deu um concerto na principal sala de espetáculos setubalense, para proporcionar uma viagem musical pela carreira, interpretando alguns dos temas na companhia do Coro Feminino TuttiEncantus.

A vereadora Rita Carvalho realçou que o Festival Internacional de Música de Setúbal, organizado pela A7M – Associação Festival de Música de Setúbal com a Câmara Municipal de Setúbal e o The Helen Hamlyn Trust, é uma aposta consolidada, com várias esferas de intervenção na sociedade.

“É um desafio ganho, que fomenta uma cidade cultural de todos e para todos. É um festival cuja essência privilegia a cooperação e o envolvimento da comunidade, reconhecendo a importância da música e da criação artística para o bem-estar da saúde mental e da sociedade.”

O festival arrancou na manhã de dia 19 no Largo José Afonso, com o Desfile de Percussão, dirigido por António Machado e Diogo Castro, em que participam a APPACDM de Setúbal, a Escola Secundária Lima de Freitas e as escolas básicas de Azeitão, da Brejoeira, 2/3 Luísa Todi, Barbosa du Bocage e 2/3 de Aranguez.

O tradicional desfile de percussão pelas ruas da cidade, com a participação de mais de meio milhar de alunos e que culminou no Largo do Convento de Jesus, “foi soberbo”, elogiou Helen Hamlyn. “Podíamos ver a felicidade das crianças e o orgulho em participar nesta iniciativa.”

A benemérita do Festival Internacional de Música de Setúbal partilhou que se sente “muito próxima da cidade” e que “é uma honra fazer parte e apoiar este festival”, ajudando-o a crescer e, ao mesmo tempo, assegurando que os mais novos também são integrados nesse crescimento.

“Há uma velha sabedoria popular que diz que se plantarmos um carvalho em solo fértil ele vai crescer numa árvore linda e duradoura. Neste festival fazemos o mesmo, através da música, dando aos mais novos algo que lhe pertença, até porque, são parte fundamental deste projeto social e cultural que, pelas suas características, é único.”

A mesma ideia foi partilhada pelo presidente da direção da A7M – Associação do Festival de Música de Setúbal, Carlos Biscaia de Oliveira. “Queremos que este festival possa inspirar as nossas crianças a serem as sementes de uma sociedade futura mais justo, mais inclusiva.”

O segundo dia do 11.º Festival Internacional de Música de Setúbal, a 20, reservou mais três concertos, com a Praça de Bocage a receber, de manhã, o espetáculo artístico Sons da Cidade, pelo Conservatório Regional de Setúbal, o qual se repete no dia 27, às 10h00, com a participação da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

À tarde, o Ensemble Juvenil de Setúbal convidou Ana Laíns para um concerto nos claustros do Convento de Jesus, com acompanhamento de Paulo Loureiro ao piano, no baixo e na voz, de Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa e na voz, e de João Coelho na bateria e percussões portuguesas.

O segundo dia do festival ficou ainda reservou ainda, à noite, no Fórum Municipal Luísa Todi, um concerto pela Orquestra Académica Metropolitana, com direção musical pelo maestro Jean-Marc Burfin, e a participação de alunos do Conservatório Regional de Setúbal e da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

Além dos concertos, esta edição do festival, com o tema “Escutar a Diferença”, trouxe também um workshop de música coral, dinamizado por Filipa Palhares, com duas sessões realizadas na manhã de dia 20 na Galeria Municipal do Banco de Portugal, para partilhar segredos da música coral.

APPACDM de Setúbal, Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi e Conservatório Regional de Palmela reuniram-se na manhã de dia 21 no Forte de Albarquel para o concerto Vozes do Mar, com coordenação musical de Merit Ariane e Ana Marques, e acompanhamento de Renato Sousa, Carlos Garrote e António Machado.

À tarde, o Fórum Municipal Luísa Todi voltou a ser palco de mais um concerto da 11.ª edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, com um espetáculo musical a cargo dos Pulsat Percussion Group, no qual participaram alunos do Conservatório Regional de Setúbal.

O festival prossegue a 23, novamente no Fórum Municipal Luísa Todi, às 10h00, com um concerto pedagógico com histórias de cantar de Margarida Fonseca Santos, o qual é apresentado pelo Conservatório Regional de Música de Setúbal e direcionado a escolas dos ensinos básico e secundário.

Bárbara Tinoco, um dos nomes em destaque no programa da 11.ª edição do festival, sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi a 25 de maio, pelas 21h00, para um concerto exclusivo em que interpreta temas da carreira com acompanhamento do Coral Infantil de Setúbal.

O Festival Internacional de Música de Setúbal continua a 26, às 21h00, novamente na principal sala de espetáculos setubalense, com Júlio Resende e o Fado Jazz Ensemble a proporcionarem uma noite ritmada, com a participação do Coral Infantil de Setúbal e da Escola de Jazz da Capricho Setubalense.

O penúltimo dia do evento, a 27, reserva, às 17h30, na Casa-Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão, um concerto com Henk Van Twillert e Vento do Norte, no qual participam a Academia Música e Belas-Artes Luísa Todi e os conservatórios regionais de Palmela e de Setúbal.

Mais tarde, às 21h00, a Igreja do Convento de Jesus recebe o Ensemble Vocal Nova Era, formação composta por 24 jovens músicos que interpretam temas de música coral contemporânea, com direção musical de João Barros, na qual participa a Academia de Música de Almada.

No dia 28, há Escrita de Canções no Luísa Todi, em sessões, às 10h00, com as escolas n.º 7 Fonte do Lavra, n.º 1 das Areias e dos Arcos e, às 11h00, com as escolas do Viso, da Brejoeira, Brejos do Clérigo e n.º 6 do Monte Belo, dirigidas por Carlos Garrote e acompanhadas de Ariel Rodriguez, Ale Damasceno e Ana Marques.

O concerto de encerramento da 11.ª edição do Festival Internacional de Música de Setúbal está também agendado para o dia 28, às 18h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a Orquestra Sinfónica do Festival Internacional de Música de Setúbal a ser dirigida por Pablo Urbina.

O programa conta ainda, no dia 27, às 11h00, no auditório do Mercado do Livramento, com a conferência Práticas Artísticas, Diálogos e Comunidades, e com uma exposição retrospetiva do Festival Internacional de Música de Setúbal, a qual vai estar patente até 30 de junho no Forte de Albarquel.

O programa completo da 11.ª edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, a par de todas as informações de bilheteira e condições de reserva de entradas para as iniciativas, está disponível para consulta na página oficial do evento.