Setúbal Bay 2022

Setúbal está na rota internacional da natação em águas abertas ao receber, a 27 e 28 de maio, a terceira etapa do circuito da Taça do Mundo, com 59 atletas de elite, incluindo cinco nadadores portugueses.


O rio Sado volta a desafiar a elite mundial da natação das águas abertas na terceira etapa da Open Water Swimming World Cup 2023, na qual participam 30 homens e 29 mulheres, em representação de 18 nações, e que se realiza, como habitualmente, a partir do Parque Urbano de Albarquel.

Entre os nadadores desta exigente modalidade aquática com presença confirmada na etapa setubalense do circuito da Taça do Mundo de natação em águas abertas está o húngaro Kristof Razofsky, atual vice-campeão olímpico e com várias medalhas conquistas em taças do mundo.

Na competição a realizar nas águas do Sado, destaque ainda para o francês Axel Reymond, bicampeão mundial dos 25 quilómetros, para a neerlandesa Sharon Van Rouwendaal, vice-campeã nos Jogos de Tóquio 2020 e campeã no Rio 2016, e para a alemã Leonie Beck, atleta multimedalhada que lidera o atual circuito mundial.

A seleção portuguesa também marca presença em Setúbal para a terceira etapa da Open Water Swimming World Cup, com uma armada liderada pela experiente Angélica André, medalha de bronze nos últimos europeus de Roma, a que se juntam os nadadores Mafalda Rosa, Mariana Mendes, Tiago Campos e Diogo Cardoso.

O evento mundial de natação em águas abertas na distância de 10 quilómetros, organizado pela World Aquatics, Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal de Setúbal, tem início às 16h00 de dia 27 com a prova masculina, a que se segue, dez minutos depois, a competição feminina.

Há ainda, no dia 28, às 15h30, uma prova de estafetas na distância de seis quilómetros na qual participam sete equipas internacionais, incluindo uma ‘armada’ de quatro nadadores portugueses, a realizar num circuito de quatro voltas de 1500 metros defronte do Parque Urbano de Albarquel.

Realce igualmente para o regresso das provas abertas de natação no Open Water Swimming World Cup Mass Participation Event, na manhã de dia 27, com competições nas distâncias de 200 metros, às 10h00, de 600 metros, às 10h30, e de dois quilómetros, às 11h30.

Cerca de três centenas de nadadores são esperados no Mass Participation Event, organizado pela Federação Portuguesa de Natação com a Câmara Municipal de Setúbal, o qual está integrado no circuito nacional de natação em águas abertas e procura promover esta modalidade aquática.

A etapa setubalense da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas decorre a partir de um espaço ribeirinho de excelência integrado num território com características naturais exclusivas, as quais proporcionam todas as condições para a realização da importante competição internacional.

Acresce a capacidade e qualidade organizativa do município e Federação Portuguesa de Natação, que levam a que a Setúbal esteja, ano após ano, na rota desta modalidade, tanto na realização de etapas do circuito mundial, quanto em provas de qualificação olímpica, o que, neste caso, se verificou em 2012, 2016 e 2021.

O circuito 2023 da Open Water Swimming World Cup arrancou no Egito, com provas nos dias 8 e 9 de maio na Baía de Soma, prosseguiu em Itália, a 20 e 21 no Golfo de Aranci, e, depois de Portugal, com etapa em Setúbal, continua em França, nos dias 5 e 6 de agosto em Paris, culminando em Israel, a 1 e 2 dezembro em Eilat.

Assista à prova 10 quilómetros, com início às 16h00 de dia 27, no final desta página e à estafeta mista 4×1500 metros, no dia 28, às 15h30, no site oficial da World Aquatics:

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril