Orquestra Sinfónica do Festival internacional de Música de Setúbal

O 11.º Festival Internacional de Música de Setúbal está na reta final, proporcionando, até dia 28 de maio, várias iniciativas, com destaque para concertos de Júlio Resende e Fado Jazz Ensemble e de Henk Van Twillert com Vento do Norte.


No dia 26, às 21h00, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe Júlio Resende e o Fado Jazz Ensemble para um concerto de ritmos jazzísticos ao som da canção da saudade, o qual conta com as participações do Coral Infantil de Setúbal e da Escola de Jazz da Capricho Setubalense.

O penúltimo dia do evento, a 27, reserva, às 17h30, na Casa-Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão, um concerto de Henk Van Twillert com Vento do Norte, no qual participam a Academia Música e Belas-Artes Luísa Todi e os conservatórios regionais de Palmela e de Setúbal.

Mais tarde, às 21h00, a Igreja do Convento de Jesus recebe o Ensemble Vocal Nova Era, formação com direção musical de João Barros, composta por 24 jovens músicos, que interpreta temas de música coral contemporânea, num concerto com a na qual participa a Academia de Música de Almada.

O último dia, a 28, desta edição do festival organizado pela A7M – Associação Festival de Música de Setúbal com a Câmara Municipal de Setúbal e o The Helen Hamlyn Trust, começa com o concerto “Escrita de Canções”, agendado para o Fórum Municipal Luísa Todi.

O espetáculo tem duas sessões, às 10h00, com as escolas n.º 7 Fonte do Lavra, n.º 1 das Areias e dos Arcos e, às 11h00, com as escolas do Viso, da Brejoeira, Brejos do Clérigo e n.º 6 do Monte Belo, dirigidas por Carlos Garrote e acompanhadas por Ariel Rodriguez, Ale Damasceno e Ana Marques.

O 11.º Festival Internacional de Música de Setúbal, com o tema “Escutar a Diferença”, encerra às 18h00, igualmente no Fórum Municipal Luísa Todi, com um concerto da Orquestra Sinfónica do Festival Internacional de Música de Setúbal, dirigida pelo maestro Pablo Urbina.

O programa conta ainda, no dia 27, às 11h00, no auditório do Mercado do Livramento, com a conferência Práticas Artísticas, Diálogos e Comunidades, e com uma exposição retrospetiva do Festival Internacional de Música de Setúbal, a qual está patente até 30 de junho no Forte de Albarquel.

Esta edição do Festival Internacional de Música de Setúbal conta ainda, a 25, no Fórum Municipal Luísa Todi, com um concerto de Bárbara Tinoco, acompanhada em alguns temas pelo Coral Infantil de Setúbal.

A edição 2023 do festival arrancou no dia 19 com o habitual desfile de percussão pelas ruas da cidade e já reservou concertos, entre outros, com Camané, Ensemble Juvenil de Setúbal com Ana Laíns, Orquestra Académica Metropolitana e Pulsat Percussion Group.

O programa completo da 11.ª edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, a par de todas as informações de bilheteira e condições de reserva de entradas para as iniciativas, está disponível para consulta na página oficial do evento.