Kids Dive 2022-2023 - Conferência de Encerramento

Mais de cem alunos de escolas do concelho participaram na tarde de 24 de maio, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, na conferência de encerramento da edição deste ano do projeto Kids Dive, de formação de crianças e jovens na literacia do oceano.


O projeto de educação ambiental, de âmbito nacional, contemplou um conjunto de atividades ao longo do ano letivo 2022-2023 nas quais participaram 120 alunos dos 4.º e 8.º anos de escolaridade dos agrupamentos de escolas Barbosa du Bocage e Ordem de Sant’Iago, da Escola Secundária D. Manuel Martins e da Escola Primária Santa Ana.

Visitas guiadas ao Oceanário de Lisboa, a 9 e 11 de janeiro, e, nos dias 1 e 8 de fevereiro, batismos de mergulho na Piscina das Palmeiras, a par de dois workshops de sensibilização ambiental na Escola Secundária du Bocage, realizados numa parceria com o Jardim Zoológico de Lisboa e a Associação Portuguesa de Lixo Marinho, foram iniciativas dinamizadas pelo Kids Dive.

O projeto incluiu ainda, a 20 e 21 de abril, uma saída de campo com biólogos marinhos para a zona entre marés da Praia de Alpertuche, na Serra da Arrábida, com o objetivo de alargar o conhecimento sobre a biodiversidade do Parque Marinho Luiz Saldanha.

Os alunos participantes apresentaram na tarde do dia 24 de maio o resultado do trabalho que desenvolveram no âmbito no Kids Dive, promotor de conhecimento e sensibilização para a sustentabilidade marinha, e partilharam os conhecimentos que adquiriram com esta experiência.

O objetivo do projeto cumpriu-se uma que todas as crianças e jovens comprometem-se a salvaguardar o oceano e a espalhar os seus conhecimentos juntos dos familiares.

A conferência de encerramento da edição de Setúbal do Kids Dive contou, igualmente, com intervenções dos cientistas do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Gonçalo Silva e Miguel Pais, que deram a conhecer trabalhos de investigação que estão a realizar no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha.

O projeto Kids Dive é promovido pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em colaboração com várias entidades, incluindo, a nível local, a Câmara Municipal de Setúbal, que financia as atividades realizadas com os alunos do concelho.

Os estabelecimentos de ensino participantes foram selecionados por integrarem o programa Escola Azul, de desenvolvimento da literacia dos oceanos em crianças e jovens, do qual o município de Setúbal é parceiro.

A primeira edição do Kids Dive em Setúbal, no ano letivo 2020-2021, realizou-se em formato virtual, devido à pandemia, enquanto a segunda, em 2021-2022, envolveu 60 alunos dos agrupamentos de escolas Sebastião da Gama e Luísa Todi.

O Kids Dive fomenta a literacia sobre os oceanos e procura alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma “geração azul” mais participativa.

Em simultâneo, este projeto educativo nacional promove a abertura e o conhecimento do mundo subaquático a crianças e jovens através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado nos princípios de “aprender fazendo” e de “conhecer para preservar”.