Italiano Andrea Manzi superou competição e venceu a terceira etapa da Taça do Mundo de natação em águas abertas

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, destacou o contributo para a promoção turística do concelho alcançado na etapa setubalense da Taça do Mundo de natação de águas, ganha a 27 de maio pelo italiano Andrea Manzi e pela francesa Caroline Jouisse.


O rio Sado voltou a desafiar a elite mundial da natação das águas abertas na terceira etapa da Open Water Swimming World Cup 2023, na qual participaram 30 homens e 29 mulheres, em representação de 18 nações, e que se realizou, como habitualmente, a partir do Parque Urbano de Albarquel.

Para o presidente da autarquia sadina, André Martins, Setúbal é um local privilegiado para a realização desta prova internacional. Temos o rio Sado e esta baía, uma das mais belas do mundo, protegidos pela Serra da Arrábida, que proporcionam condições excecionais para a natação das águas abertas.”

O autarca, ao apontar a importância da realização desta prova no território, para a qual a autarquia tem demonstrado “uma excelente capacidade de organização”, destacou que este é um evento “que contribui, decisivamente, para a promoção de Setúbal e das atividades náuticas, com condições ímpares para a sua prática”.

A prova masculina da maratona aquática de dez quilómetros foi dominada pelos italianos Andrea Manzi, que terminou a prova no primeiro lugar com o tempo de 01h52m37s, e Marcelo Guidi, em segundo, que completou as cinco voltas do circuito náutico em 01h52m42s.

O italiano Andrea Manzi, que conquistou pela segunda vez uma medalha em Setúbal, mostrou-se satisfeito pela prestação e elogiou a prova setubalense. “É uma prova fantástica”, vincou, para depois adiantar que a água mais fria não dificultou a prestação. “A temperatura não é problema porque me adapto muito bem.”

A dupla transalpina superiorizou-se, na última volta da competição, aos húngaros David Betlehem, que terminou em terceiro, com o tempo de 01h53m12s, e Kristof Rasovszky, um dos grandes favoritos à vitoria na etapa setubalense que, ao completar a etapa em 01h53m18s, não foi além do quarto lugar.

Na prova feminina, a vitória foi decidida num sprint emocionante, com a francesa Caroline Jouisse, em 02h01m12s, a superiorizar-se à italiana Ariana Bridi, em segundo, com apenas mais um segundo, em 02h01m13s, o mesmo tempo alcançado pela favorita neerlandesa Sharon Van Rouwendaal.

Já a armada portuguesa teve em Angélica André, no sétimo lugar da classificação geral, com o tempo de 02h01m15s, a melhor prestação dos cincos nadadores lusos em competição. “Fiz uma boa prova, a disputar os lugares até ao pódio.  Não deu, mas fiz uma prova bastante consistente, de forma progressiva”, disse a nadadora.

Tiago Campos, em 01h57m49s, alcançou o 17.º lugar da geral, enquanto Mafalda Rosa, com o tempo de 02h05m30s, ficou na 20.ª posição. Já os nadadores Diogo Cardoso e Mariana Mendes, com dificuldades físicas acrescidas devido à temperatura da água do rio Sado, não terminaram a prova.

O vereador do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, mostrou-se orgulhoso por a cidade receber, novamente, “os melhores atletas do mundo”, e por “organizar aquela que é uma das mais emblemáticas provas do circuito mundial da natação em águas abertas”.

O autarca afirmou que a Setúbal Bay “é uma referência” a nível de competição e de organização, argumentos que levam a cidade a receber, ao longo dos anos e continuamente, etapas do circuito da Taça do Mundo, a que acrescem três ciclos de qualificação olímpica.

Argumentos que levam Pedro Pina a olhar para o futuro com confiança. “Confiamos na nossa capacidade de organização. Quando olhamos para o futuro e pensamos em provas desta natureza, acima de tudo, o que temos para demonstrar é a capacidade de organização e as condições naturais de excelência para as águas abertas.”

O evento mundial de natação em águas abertas foi organizado pela World Aquatics, Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal de Setúbal, com todos os resultados disponíveis nesta ligação.

O circuito 2023 da Open Water Swimming World Cup arrancou no Egito, com provas nos dias 8 e 9 de maio na Baía de Soma, prosseguiu em Itália, a 20 e 21 no Golfo de Aranci, e, depois de Portugal, com etapa em Setúbal, continua em França, nos dias 5 e 6 de agosto em Paris, culminando em Israel, a 1 e 2 dezembro em Eilat.

Amanhã, às 15h30, há ainda uma prova de estafetas na distância de seis quilómetros na qual participam sete equipas internacionais, incluindo uma ‘armada’ de quatro nadadores portugueses, a realizar num circuito de quatro voltas de 1500 metros defronte do Parque Urbano de Albarquel.